Resumo

O presente estudo objetiva analisar e discutir as contribuições de uma proposta pedagógica inclusiva em Educação Física para os processos de desenvolvimento de 02 crianças com deficiência intelectual e Autismo. As intervenções aconteceram por meio do projeto Estudo de Caso desenvolvido no projeto de extensão “Brinquedoteca: Aprender brincando1”, do LAEFA/CEFD/UFES.
O projeto surgiu em paralelo ao projeto da Brinquedoteca, onde essas crianças passaram a ter um atendimento individualizado, no sentido de potencializar a inclusão das mesmas durante as aulas.
Nosso pressupostos didático-metodológico, se apoiou na concepção de Aulas Abertas, em que, segundo Hildebrandt e Laging (1986 apud CHICON, SÁ, 2010)
[...] possibilita aos alunos ocuparem a posição central do ensino, visto que os conhecimentos/saberes que emergem nesse contexto são cultivados a partir das experiências do/no/com o grupo e por isso “são pontos de partida e, ao mesmo tempo, o ponto central das reflexões didáticas” (p.18). (p.56)
Com base nestas considerações, buscamos valorizar a interação entre professor/aluno a fim de que pudéssemos interpretar as reais necessidades das crianças, potencializando seus respectivos processos de ensino-aprendizagem.
Para tanto, fomentamos o diálogo, visto concebe nas diferentes e diversas formas de linguagem (seja oral ou não), que se torna possível estabelecer vínculos e construir ações que auxiliem nas práticas corporais e no processo de inclusão social, entendida como um processo que a sociedade se adapta às pessoas com deficiência e, estas, se preparam para assumir papéis na mesma (SASSAKI, 1997).
 

Acessar