Resumo

A prática pedagógica de professores de Educação Física (EF) têm sido foco de inúmeros estudos que procuram esclarecer a intervenção docente na escola, principalmente de saber como os professores sistematizam o seu ensino e qual a sua intenção na atividade educativa. Nessa perspectiva, esta investigação se propôs a analisar a intencionalidade da ação educativa expressa na prática pedagógica dos professores de EF da rede estadual de ensino de 5ª a 8ª série em Florianópolis, refletindo sobre as abordagens pedagógicas e as intervenções de ensino. Para tanto, optou-se por utilizar uma metodologia descritiva-interpretativa com uma abordagem qualitativa dos dados. A coleta das informações aconteceu em dois momentos distintos. Inicialmente foi realizado um estudo exploratório com a finalidade de auxiliar na escolha dos sujeitos para o segundo momento da investigação, fazendo um levantamento das escolas e dos professores de EF da rede estadual, bem como as respectivas abordagens pedagógicas empregadas nas aulas de EF. Os critérios de escolha dos participantes para o segundo momento foram estabelecidos considerando as abordagens pedagógicas referidas com maior freqüência pelos professores no primeiro momento e, também, pelo interesse dos professores em participar na investigação. No segundo momento, foram organizados estudos de casos de ensino, com três professoras de EF, visando obter elementos para reflexão sobre a intencionalidade da prática pedagógica. A triangulação das informações ocorreu com base na entrevista semi-estruturada (temas geradores), na observação das aulas de duas turmas de cada professora (enfocando o contexto escolar e as questões pedagógicas de instrução, organização, disciplina e clima relacional), na análise dos documentos complementares que tinham relação com a investigação (planejamento de ensino e projeto político pedagógico da escola) e nas anotações do campo. Os resultados indicam que a abordagem tecnicista tem sido aquela mais empregada pelos professores de EF da rede estadual de ensino de Florianópolis. Além disso, percebeu-se entre as professoras investigadas que não há preocupação em seguir as orientações pedagógicas sistematizadas na literatura específica de cada abordagem, provocando assim distanciamento entre aquilo que as professoras pensam ser necessário daquilo que de fato realizam na sua prática pedagógica na escola. Quanto às características da intervenção pedagógica, constatou-se que o planejamento era visto como uma atividade eminentemente administrativa sem uma função pedagógica explícita, a comunicação das informações prejudicava muitas vezes a compreensão das atividades durante o processo de ensino-aprendizagem, a organização das aulas seguia uma seqüência livre sem a preocupação de criar um clima favorável para realização das atividades e a disciplina era vista como uma preocupação de controle da ordem ou de remediar comportamentos indisciplinados, muito embora o relacionamento entre as professoras e os alunos fosse de simpatia e tranqüilidade. Considerou-se importante compreender com mais profundidade o cotidiano escolar através de estudos de perspectivas qualitativas, que procurem tanto escutar os professores quanto fornecer oportunidades de formação para sistematizarem os conhecimentos adquiridos na prática pedagógica.

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