Resumo

Os diferentes tipos de prática é um tema extremamente relevante na área
de Aprendizagem Motora, pois permite obter subsídios teóricos sobre as
diferentes formas de ensinar uma habilidade motora, como, por exemplo:
pelo todo e por adição. A literatura tem produzido poucos estudos sobre
esta temática, principalmente para situações mais próximas de ensino
aprendizagem. Um exemplo é o estudo de PÚBLIO e TANI (1993), no qual os
resultados mostraram que para uma tarefa seriada, a prática por adição
alcançou escore superior à prática pelo todo. Assim, o objetivo do presente
estudo foi investigar a aprendizagem da cortada do voleibol através dos
tipos de prática: por adição e pelo todo. O experimento foi realizado com
24 crianças de ambos os sexos na faixa etária (12,5 ± 0,9) distribuídas
aleatoriamente em dois grupos experimentais: por adição (GA) e pelo todo
(GT). A tarefa consistiu na cortada do voleibol, sendo praticada durante 5
sessões de 60 tentativas (3 blocos de 20 tentativas com intervalo de 1
minuto), totalizando 300 tentativas. O GA praticou o primeiro componente
separadamente e, depois, foram somando os outros componentes um a
um até realizar o movimento completo, enquanto o GT praticou o
movimento completo desde o início da aquisição. O delineamento utilizado
foi pré-teste (5 tentativas), fase de aquisição (300 tentativas) e pós-teste (5
tentativas). A variável dependente foi o escore do padrão de movimento
da cortada, analisado através de uma lista de checagem e os dados foram
analisados através da comparação dos resultados obtidos no pré e pósteste. O teste de Wilcoxon detectou diferença significante intra-grupo do
pré-teste para o pós-teste GA (Z=-4,620, p<0,01) e GT (Z=-4,473, p<0,01).
O teste U de Mann-Whitney não encontrou diferenças estatisticamente
significantes entre GA e GT (p<0,01), indicando que os tipos de prática
não apresentaram diferentes efeitos na aprendizagem da cortada do voleibol.
Estes resultados não corroboram as proposições de NAYLOR e BRIGGS
(1963), no sentido de que a aquisição de habilidades de alta organização e
baixa complexidade é favorecida pela aprendizagem pelo todo. Sendo assim,
parece fazer necessário rever o referencial teórico sobre complexidade, de
forma que possa discutir com maior abrangência os resultados encontrados
nos estudos de Aprendizagem Motora.

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