Resumo

INTRODUÇÃO 

As disputas presentes na comunidade científica da Educação Física (EF) brasileira, ditam comportamentos e diferentes modos de fazer ciência no campo, além de estabelecer hierarquias entre seus fazeres (TANI, 1989; LOVISOLO, 1995; BETTI, 1996; BRACHT, 1999; FERREIRA NETO, 2005a). A forma de organização da área em subáreas de pesquisa – Biodinâmica do Movimento (SBM), Sociocultural e Pedagógica (SSCP) – caracteriza os Programas de Pós-Graduação do campo e, consequentemente, os Grupos de Pesquisa (GPs) associados a esses programas. (MANOEL; CARVALHO, 2011). Os GPs são importantes espaços para o processo de produção e qualificação do conhecimento. Afinal, o desenvolvimento da pesquisa é fundamental para o fortalecimento da ciência e consolidação das áreas (ERDMANN; LANZONI, 2008). Partindo dessa premissa, surge o seguinte questionamento: Como se dão as práticas científicas desenvolvidas no interior dos GPs, a partir de temáticas e objetos de estudo relativos à SBM e SSCP da EF? O estudo tem por objetivo investigar e analisar as práticas científicas que se desenvolvem nos cotidianos de GPs da SBM e SSCP.

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