Práticas circenses na formação de professores de educação física da universidade do estado do Pará (Uepa): implicações e possibilidades na formação acadêmica
Por Heloá Rodrigues Assunção (Autor), Patrícia Socorro Chaves de Araújo (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
Este artigo se propõe, a partir de uma perspectiva fenomenológica, compreender as relações entre a arte circense – e a universidade e sua mediação na constituição do processo ensino- aprendizado universitário. No bojo dessas discussões, o objetivo da pesquisa está em analisar a apropriação dos estudantes do CEDF/UEPA acerca dos conhecimentos sobre o ensino do circo frente à formação inicial dos graduandos a partir de suas repostas, procurando descrever as possíveis implicações sobre o desenvolvimento das práticas circenses na formação de professores de Educação Física, identificando as contribuições do ensino do circo a partir das experiências em oficinas ministradas dentro da universidade. Para a realização da pesquisa, foram abertas oficinas para os discentes da Universidade do Estado do Pará – campus III de Educação Física, que ocorreram no período de Setembro a Novembro de 2017 totalizando 10 aulas-oficinas, o critério de inclusão na pesquisa foi o termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) entregue e assinado pelos participantes, que poderiam abandonar a pesquisa a qualquer momento. Por meio de questionários que foram aplicados antes e depois das intervenções, oficinas e observações das aulas oficinas, alcançamos informações a respeito de como o aprendiz define a arte circense e a relação que estabelece com o circo na educação física.