Práticas Corporais Alternativas: Formação em Educação Física
Por Auria Oliveira Carneiro Coldebella (Autor), Luiz Alberto Lorenzetto (Autor), Arlei Coldebella (Autor).
Em Motriz v. 10, n 2, 2004. Da página 111 a 122
Resumo
O presente estudo objetivou investigar a perspectiva dos professores de Educação Física do ensino: fundamental, médio e superior, sobre as Práticas Corporais Alternativas (PCAs) na formação e atuação profissional. As informações foram coletadas através de questionários enviados aos professores de Educação Física de instituições públicas e privadas, das cidades de Rio Claro, Campinas e Piracicaba, englobando os três níveis de ensino. Apenas 38,5% dos professores tiveram alguma disciplina relacionada às PCAs na formação universitária e 15,4% deles têm participado de eventos relacionados a elas. Mesmo assim, a maioria deles (84,6%) considera importante a inclusão dessas disciplinas nos cursos de graduação em Educação Física. Com base nesses resultados a melhor forma de capacitar os profissionais seria através da inclusão de disciplinas relacionadas às PCAs na grade curricular dos cursos de Educação Física, pois os profissionais, depois de formados, não estão procurando capacitação em encontros ou cursos relacionados a elas. Palavras-chave: Formação profissional, práticas corporais alternativas, educação, corpo e mente.