Editora Melhoramentos. None 2015. 208 páginas.

Sobre

Esta obra, voltada prioritariamente aos professores de educação física do Ensino Fundamental I propõe uma abordagem cultural das atividades físicas no ambiente escolar. Para isso, o autor ilumina sua teoria com relatos de experiência muito vivos, que levam o leitor-docente a acompanhar, passo a passo, a evolução da atividade, da escolha de uma situação-problema ao desenvolvimento didático da proposta, com uma atenção especial às dificuldades e superações enfrentadas pelo professor e seu grupo. Não são testemunhos “maquiados”, nos quais a realidade se conforma ao currículo. Pelo contrário: transpiram a vivacidade experimentada coletivamente. Esses relatos surgiram da vivência de integrantes do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da Faculdade da Educação da USP coordenado pelo autor. Os capítulos dedicados às diferentes práticas corporais (brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas) são encerrados por um quadro-síntese que auxiliará o leitor-docente no planejamento das próprias atividades, com sugestões de filmes e sites relacionados. E a bibliografia, no final do volume, traz indicações específicas para cada uma das cinco modalidades abordadas.

Acessar