Resumo

Este artigo objetiva mapear as produções científicas veiculadas em periódicos da área de Educação Física, cujas temáticas envolvam as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) como ferramenta inclusiva para pessoas com deficiência. O levantamento foi realizado por meio de análise de textos publicados em revistas, cuja classificação Webqualis/Capes variava de B2 a B4. Os dados revelaram um número reduzido de pesquisas publicadas envolvendo as PCAs e pessoas com deficiência. Ainda assim, pôde-se constatar que a deficiência não restringe esses indivíduos para vivenciar as PCAs, que se constituem em uma ferramenta potente na redução de preconceitos, superação de barreiras e desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. v. 2.

BUNGENSTAB, G. C et al. Educação física no ensino médio: possibilidades de ensino das práticas corporais (de aventura). Corpoconsciência, v. 21, n. 3 p. 29-40, set./dez. 2017.

CANTORANI, J. R. H. Lazer nas atividades de aventura na natureza e qualidade de vida para pessoas com deficiência: um estudo a partir do caso da cidade de Socorro-SP. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) — Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2013.

CANTORANI, J. R. H. Lazer nas atividades de aventura na natureza e qualidade de vida para pessoas com deficiência: um estudo a partir do caso da cidade de socorro, Licere, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, mar. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/634. Acesso em: 20 mar. 2021.

CARDOSO, V. D. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 2 p. 529-539, abr./jun. 2011.

CARDOSO, I. T. et al. Circuito aventura: o esporte de aventura ao alcance de todos. Revista da Sobama, Santo André, v. 8, n. 1, p. 50-65, dez. 2003.

CARVALHO, A. J. S. Esporte na natureza: estratégias de ensino do canionismo para pessoas com deficiência visual. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

Acessar