Práticas Corporais De Aventura, Currículo E Formação Docente Na Paraíba
Por Rebeka Martins Florêncio de Sousa (Autor), Ana Clara Cassimiro Nunes (Autor), Giulyanne Maria Silva Souto (Autor), Samara Celestino dos Santos (Autor), Gertrudes Nunes de Melo. (Autor).
Resumo
Objetivo: Objetivou-se analisar as disciplinas relacionadas as Práticas Corporais de Aventura presentes nos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas da Paraíba. Métodos: De abordagem qualitativa, realizou-se uma análise documental através de buscas no site e-Mec, examinando planos de curso, planos das disciplinas e matrizes curriculares das referidas instituições. Resultados: Os resultados mostram que duas instituições apresentaram conteúdo das Práticas corporais de aventura, e quatro não constam informações completas. Conclusão: As disciplinas relacionadas a aventura são pouco abordadas nos currículos, fato que pode explicar a ausência desse conteúdo na educação básica, problema oriundo da formação deficitária e da centralidade na prática esportiva.