Práticas corporais de aventura e educação ambiental: uma revisão integrativa
Por Luciana Nunes de Sousa (Autor), André Luís do Nascimento Mont Alverne (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
As Práticas Corporais de Aventuras (PCAs), são compreendidas como manifestações realizadas em meio natural, urbano ou mesmo artificiais, caracterizadas como atividades que envolvem o risco controlado. Sua inserção no ambiente escolar se deu, em currículos oficiais, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, que a instituiu como conteúdo da Educação Básica. Dessa forma, as PCAs ainda se caracterizam como conteúdo pouco difundido e em evolução no cenário da pesquisa nesse ambiente. O estudo justifica-se por buscar entender como as pesquisas vem sendo desenvolvidas nesta área, as tendências de produção, assim como as lacunas que precisam ser investigadas. Nesse sentido, objetivamos analisar a produção acadêmica de teses e dissertações sobre as Práticas Corporais de Aventura e Educação Ambiental na formação inicial em Educação Física (EDF). Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo descritiva, sendo realizada uma revisão integrativa por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Utilizou-se os seguintes descritores para a busca dos trabalhos “Práticas Corporais de Aventura” AND “Educação Ambiental” AND “Educação Física Escolar”. A análise das produções ocorreu por meio da leitura de títulos, resumos e textos na íntegra. O levantamento de dados aconteceu em março de 2022, no qual foram incluídos textos publicados até o final do ano de 2021. A busca inicial apresentou 262 estudos e após aplicação dos filtros de leitura foram selecionadas 11 pesquisas que atendiam os objetivos da análise, sendo uma tese e dez dissertações. Os textos selecionados foram submetidos a análise temática, onde foram organizados em dois temas, tais como: “A implementação de propostas das PCAs na Educação Básica” e “PCAs e formação em EDF”, respectivamente oito e três trabalhos. Identificou-se que os estudos demonstraram possibilidades de sequência pedagógicas para o trabalho do conteúdo de PCAs na escola, como também fomentam que esta é uma disciplina educativa que apresenta potencialidades para o trabalho interdisciplinar e pode contribuir significativamente para uma relação de aproximação entre ser humano e natureza na perspectiva de uma sensibilização crítica quanto as relações que envolvem educação ambiental e sustentabilidade.