Resumo

As Práticas Corporais de Aventuras (PCAs), são compreendidas como manifestações realizadas em meio natural, urbano ou mesmo artificiais, caracterizadas como atividades que envolvem o risco controlado. Sua inserção no ambiente escolar se deu, em currículos oficiais, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, que a instituiu como conteúdo da Educação Básica. Dessa forma, as PCAs ainda se caracterizam como conteúdo pouco difundido e em evolução no cenário da pesquisa nesse ambiente. O estudo justifica-se por buscar entender como as pesquisas vem sendo desenvolvidas nesta área, as tendências de produção, assim como as lacunas que precisam ser investigadas. Nesse sentido, objetivamos analisar a produção acadêmica de teses e dissertações sobre as Práticas Corporais de Aventura e Educação Ambiental na formação inicial em Educação Física (EDF). Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo descritiva, sendo realizada uma revisão integrativa por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Utilizou-se os seguintes descritores para a busca dos trabalhos “Práticas Corporais de Aventura” AND “Educação Ambiental” AND “Educação Física Escolar”. A análise das produções ocorreu por meio da leitura de títulos, resumos e textos na íntegra. O levantamento de dados aconteceu em março de 2022, no qual foram incluídos textos publicados até o final do ano de 2021. A busca inicial apresentou 262 estudos e após aplicação dos filtros de leitura foram selecionadas 11 pesquisas que atendiam os objetivos da análise, sendo uma tese e dez dissertações. Os textos selecionados foram submetidos a análise temática, onde foram organizados em dois temas, tais como: “A implementação de propostas das PCAs na Educação Básica” e “PCAs e formação em EDF”, respectivamente oito e três trabalhos. Identificou-se que os estudos demonstraram possibilidades de sequência pedagógicas para o trabalho do conteúdo de PCAs na escola, como também fomentam que esta é uma disciplina educativa que apresenta potencialidades para o trabalho interdisciplinar e pode contribuir significativamente para uma relação de aproximação entre ser humano e natureza na perspectiva de uma sensibilização crítica quanto as relações que envolvem educação ambiental e sustentabilidade.

Acessar