Resumo
A temática da aventura sempre se encontra presente em diversos espaços nasociedade. Ultimamente, é na escola e com o nome de Práticas Corporais deAventura que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante a presença destaunidade temática como conteúdo obrigatório nas aulas de Educação Física noEnsino Fundamental II. Com isso, o presente estudo teve como objetivo geralimplementar uma unidade temática de PCA nas aulas de EF nas séries finais doensino fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo pesquisaintervenção, com um público formado pelos estudantes de uma Escola Municipal deTempo Integral, localizada na cidade de Fortaleza/CE. A proposta de intervençãopedagógica se deu em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental II, compostapor 35 alunos regularmente matriculados, e que concordaram com a participaçãomediante a assinatura dos termos de autorização de imagens, do Termo deAssentimento Livre e Esclarecido – TALE, por parte dos estudantes, e do Termo deConsentimento Livre e Esclarecido – TCLE, por parte dos responsáveis. A unidadedidática envolvendo as PCAs foi desenvolvida durante as aulas de Educação Físicado segundo bimestre de 2023. Como instrumentos de pesquisa utilizou-sequestionário, diário de campo e registro de fotos e vídeos na descrição e análise daintervenção. Através do desenvolvimento do estudo foi possível constatar a adesãodos estudantes as aulas de Educação Física da escola, bem como identificar aspossibilidades de inserção das PCAs ao longo do processo de implementação eavaliação da unidade didática.