Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar
Por Karine dos Anjos Santos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema de estudo práticas corporais de aventura na natureza, consoante com o indicado pela Base nacional comum curricular (BNCC) para os anos finais do ensino fundamental, neste caso o 9° ano. A proposta da BNCC busca uma relação mais direta do aluno com a natureza, o que acarreta em um conhecimento maior por parte do aluno com seu corpo e consequentemente uma melhor maneira de se relacionar com o outro. Percebemos que a proposta valoriza bastante a prática na natureza, como também, o cuidado com o corpo e a utilização de equipamentos de segurança. Contudo, torna-se necessário a inserção de conteúdos inovadores na escola fazendo com que a monocultura esportiva, não seja conteúdo predominante na sala de aula. Esse predomínio, como comenta Darido e Rangel (2011), acarreta em uma tendência do professor abordar apenas aqueles conteúdos que possuem maior domínio, o que torna, muitas vezes, as aulas de Educação Física, restritas e vinculadas a esses esportes coletivos, deixando de lado outros componentes relevantes da cultura corporal de movimento. Assim, inserir outros conteúdos torna-se um desafio para o professor, porém é necessário que novas práticas sejam inseridas proporcionando aos alunos uma vasta gama de práticas corporais.