Práticas corporais de aventura na educação física escolar: uma análise das experiências docentes nas escolas de ensino médio do município de Canindé-Ce
Por Raimundo Erick de Sousa Agapto (Autor), Tiago Gomes Pires (Autor).
Resumo
O trato dos Esportes de Aventura enquanto conteúdo da Educação Física escolar é uma prática docente que vem se fortalecendo há alguns anos no Brasil. A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a temática ganhou força para a sua inclusão no currículo da disciplina. A BNCC ao apresentar os Esportes de Aventura enquanto conteúdo da Educação Física Escolar, propõe uma nova nomenclatura surgindo assim as Práticas Corporais de Aventura. O tema aparece subdividido em: 01 Práticas Corporais de Aventura na Natureza, e 02 Práticas Corporais de Aventura Urbanas. Para esta pesquisa optamos por utilizar o termo Práticas Corporais de Aventura – PCAS. Diante desta indicação nos cabe refletir sobre a atuação do professor de Educação Física no trato desses conteúdos considerando a realidade das escolas brasileiras. Desta forma a presente pesquisa tem como Objetivo: Analisar o trato das Práticas Corporais de Aventuras no currículo das Escolas de Ensino Médio do município de Canindé – Ce.