Práticas corporais de aventura na educação infantil: experiências docentes mediadas pelo Programa Residência Pedagógica
Por Paulo Cesar Goncalves Leonardo Filho (Autor), Mariana Antunes Braz (Autor), Jéssica Renata Figueiredo Barros (Autor), Caio Zacharias Pereira (Autor), Matheus Leite de Oliveira (Autor), Hellen Costa da Silva (Autor), Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor).
Resumo
relatar uma experiência pedagógica em educação física estruturada por cinco residentes, uma preceptora e um docente orientador do Programa Residência Pedagógica (PRP) em um Centro Municipal de Educação Infantil de Seropédica/RJ. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, proveniente de cinco mediações pedagógicas tematizando ludicamente as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) com crianças de três a seis anos de idade, entre os meses de maio e junho de 2023. Resultados e discussão: observou-se que as crianças possuem algumas referências sobre as PCAs e mostram-se interessadas em experienciarem esse tipo de prática corporal. Para tanto, é necessário ouvir as suas falas e valorizar sua participação ativa para guiar o planejamento docente. Considerações Finais: a experiência evidenciou ser possível tematizar as PCAs em consonância com a perspectiva da Sociologia da Infância, mostrando-se potente para promover o protagonismo infantil, contribuindo para o adensamento da formação inicial e continuada dos participantes vinculados ao PRP, em especial, na direção de compreender as peculiaridades que cercam o trabalho educativo com crianças pequenas.