Práticas Corporais de Aventura na Escola: Possibilidades e Desafios - Reflexões Para Além da Base Nacional Comum Curricular
Por Humberto Luis de Deus Inácio (Autor), Dayse Alisson Camara Cauper (Autor), Luzia Antônia de Paula Silva (Autor), Gleison Gomes de Morais (Autor).
Em Motrivivência v. 28, n 48, 2016. Da página 168 a 187
Resumo
Este texto apresenta uma análise documental sobre o conteúdo Práticas Corporais de Aventura, indicado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma novidade se comparado aos conteúdos tradicionais da Educação Física brasileira. Nosso objetivo foi analisar se o referido conteúdo atende aos princípios da educação básica presentes na BNCC, sobretudo em sua exposição na área de Linguagens, nos eixos e objetivos da formação no ensino fundamental e médio, e nos apontamentos específicos para a Educação Física; bem como de avaliar a inserção e os detalhamentos do conteúdo para cada um dos ciclos propostos. Também apontamos limites e possibilidades para a inserção deste conteúdo na Educação Física Escolar. Concluímos pela importância deste conteúdo e advogamos que sua inclusão na Educação Física Escolar deva ser balizada por propostas pedagógicas críticas.