Resumo

A presente pesquisa abordou as possibilidades de vivências das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) na perspectiva da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física escolar e na cidade de Pirenópolis-GO. Buscou-se, no decorrer desta pesquisa, promover um diálogo entre a Educação Física, as Práticas Corporais de Aventura na Natureza e a Educação Ambiental, a fim de construir uma proposta de unidade didática sobre as PCAN que podem ser vivenciadas na escola e no município de Pirenópolis-GO, e ainda confeccionar uma cartilha sobre conscientização ambiental dentro e fora das práticas de aventura. Os problemas de pesquisa partiram de questões como: Qual o aprendizado por meio da experiência no âmbito das Práticas Corporais de Aventura na Natureza dentro e fora da escola? As Práticas Corporais de Aventura na Natureza contribuem para a sensibilização ambiental dos estudantes? O objetivo geral desse estudo refletiu acerca dos limites e possibilidades de uma unidade didática de Práticas Corporais de Aventura na Natureza desenvolvida nas aulas de Educação Física da turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual conveniado com a Polícia Militar da cidade de Pirenópolis-GO, analisando as experiências corporais induzidas por meio dessa temática e suas possíveis contribuições para a sensibilização ambiental dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, classificada com base nos procedimentos técnicos utilizados como uma pesquisa-ação crítica. A pesquisa foi composta por quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, sendo que apenas uma dessas turmas pôde participar da aula extraclasse. A revisão da literatura procurou através de diferentes fontes (livros, artigos publicados em periódicos especializados das áreas, leis, diretrizes, parâmetros e bases curriculares) compreender assuntos referentes às Práticas Corporais de Aventura na Natureza, essas e a Educação Física escolar e Educação Ambiental. Para a produção dos dados, foram desenvolvidas quinze aulas (teóricas e práticas) sobre o conteúdo das Práticas Corporais de Aventura na Natureza, tematizando o Slackline, a Orientação e o Trekking. Foi utilizado no desenvolvimento da unidade didática a metodologia do Aprendizado Sequencial, organizada por Joseph Cornell (2008), a qual possui quatro fases que fluem de uma para a outra (despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, experiência direta e compartilhar a inspiração).

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