Resumo

As Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) constituem-se atualmente como alvo de diversos estudos, os quais versam dentre outros temas, sobre o risco imaginário implícito nas mesmas. Tal risco quando canalizado positivamente pode propiciar mudança de atitudes e valores em seus praticantes. Porém observa-se a ausência da utilização de tais práticas no dia a dia escolar, bem como, o desconhecimento de muitos educadores físicos sobre as possibilidades pedagógicas do risco imaginário dentro das PCAN. Diante disso, o presente projeto objetiva analisar e refletir se o risco imaginário presente nas PCAN dificulta sua apropriação no âmbito escolar. Para tanto, nossos objetivos específicos serão Identificar o risco imaginário nas PCAN caracterizado no professor/aluno de educação física; analisar a origem ou os motivos deste risco imaginário; tecer considerações sobre possíveis influências que geram o risco imaginário. Nossa pesquisa será de caráter qualitativo, com objetivo descritivo e explicativo, utilizando como procedimento a pesquisa de campo, na qual estaremos empregando como técnicas a observação de aulas, questionários e entrevistas semi-estuturadas. A amostra contará com professores e alunos de Colatina/ES e Santa Teresa/ES, rede municipal. A análise dos dados será de natureza qualitativa, adotando o método hermemêutico-dialético que se separa em ordenação dos dados, classificação e análise final. O trabalho atualmente encontra-se em processo de construção da discussão teórica e elaboração das perguntas para as entrevistas.

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