Práticas Corporais de Aventura no Ensino Técnico em Meio Ambiente: Experiências do Pibid Educação Física Ufma
Por Mary Cidia Monteiro Sousa Costa (Autor), Rogério Dias Avelar (Autor), Camila Fernanda Pena Pereira (Autor), Silvana Martins de Araújo (Autor).
Resumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência vivida no conteúdo bimestral Práticas Corporais de Aventura (PCA) ministrado em uma turma de 1ª ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão, Campus Dom Delgado - COLUN/UFMA. A experiência se deu por meio de encontros presenciais, resultando em quatro aulas, onde foram abordados conceitos sobre as PCA, assim como seu histórico, características, classificações e modalidades, além das vivências práticas em trilha interpretativa e corrida de orientação. As atividades propostas contribuíram de maneira significativa para a presença dos estudantes nas aulas, despertando um maior interesse e curiosidade sobre a prática. Depreende-se que a inserção do conteúdo no ambiente escolar mostrou-se um fator motivador e de fácil adesão e assimilação pelos discentes, uma vez que se parte das experiências vividas pelos sujeitos. Observamos o interesse dos alunos em trabalhar a temática, relacionando-a com as questões ambientais, sugerindo projetos que integram a cultura corporal, o meio ambiente e a Educação Física (EF).