Práticas Corporais de Aventura: Relatos de Uma Jornada Pedagógica
Por Luciane Cristina Farias de Aguiar (Autor), Rayanne Mesquita Estumano (Autor), Janieire Mota dos Santos (Autor), Vera Solange Pires Gomes de Souza (Autor), Iolanda Freitas Figueiredo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este é um relato de experiência. Discute sobre vivências pedagógicas com o ensino do conteúdo Práticas Corporais de Aventura. O problema de pesquisa surge na construção do planejamento das aulas do projeto Atividades Psicomotoras Lúdicas e Esportivas (APLES) do Serviço Social do Comércio (SESC) de São Francisco do Pará·, onde questionamos: como elaborar uma proposta do estudo para o conteúdo Esportes de Aventura? A partir das vivências e depoimentos dos alunos nas atividades, registramos as experiências perpassadas e as descrevemos aqui, sob o intuito de possibilitar a difusão do conhecimento, limites e possibilidades no trato pedagógico com tal ensino.