Práticas corporais e currículo: legitimação a partir da análise documental
Por Libni David de Santana Macedo (Autor), Marcos Garcia Neira (Autor).
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o modo como os atos de currículo da Educação Física (EF) legitimam as práticas corporais no âmbito de três escolas de Ensino Médio (EM) de Simão Dias – Sergipe. A pesquisa foi feita a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo documental. Os respectivos Projetos Político-Pedagógicos e Planos de Ensino do componente foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Notamos que as limitações dos espaços físicos condicionam a vivência de práticas legitimadas na escola. Percebemos forte influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como a vivência exaustiva dos esportes euroamericanos.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BÁRTOLO, José. Corpo e sentido: estudos intersemióticos. Portugal/Covilhã: Livros LabCom, 2007.
BOURDIEU, Pierre. O conhecimento pelo corpo. In: BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Tradução Sérgio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011, p. 157-198.
BRACHT, Valter. Educação Física e ciências: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BÁRTOLO, José. Corpo e sentido: estudos intersemióticos. Portugal/Covilhã: Livros LabCom, 2007.
BOURDIEU, Pierre. O conhecimento pelo corpo. In: BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Tradução Sérgio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011, p. 157-198.
BRACHT, Valter. Educação Física e ciências: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GALAK, Eduardo. Construir el cuerpo: cuatro consideraciones epistemo-metodológicas y tres metáforas para pensar el objeto de estudio ‘cuerpo’. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Tubarão/SC, v. 8, n. 14, p. 348-364, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.9579/pr.9579.pdf. Acesso em: 2 dez. 2023.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; ANTUNES, Priscilla de Cesaro; SILVA, Ana Paula Sales da; LEITE, Jaciara Oliveira. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da educação física. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 11–29, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9000 Acesso em: 2 dez. 2023.
LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Tradução de Fábio dos Santos Creder Lopes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
MACÊDO, Libni; RAMOS, Tiago de Melo; PURIFICAÇÃO, Thaís Almeida; NEIRA, Marcos Garcia. Análise de atos de currículo na educação física em escolas da rede municipal de Simão Dias - SE e Paripiranga – BA. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 16, n. 3, p. 281-298, jul./set. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8650464/18458 Acesso em: 30 nov. 2023.
MESQUITA JUNIOR, Paulo Fernando; THIESEN, Juares da Silva. Identidade pedagógica e curricular da Educação Física escolar: territórios de reconhecimento e legitimidade no Instituto Federal Catarinense. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 241, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p241 Acesso em: 29 nov. 2023.
MANSKE, George Saliba. Práticas corporais como conceito? Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28001, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/118810. Acesso em: 2 dez. 2023.
MAUSS, Marcel. As Técnicas Corporais. In Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2015. p. 397-420.
NEIRA, Marcos. Garcia. Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do currículo da Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.13, n.3, pp.174-180, jul./set. 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/820 Acesso em: 27 set. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. A Educação Física em contextos multiculturais: concepções docentes acerca da própria prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.39-54, jul./dez., 2008. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/neira.htm Acesso em: 03 dez. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface. Botucatu, v. 14, n. 35, p. 783-795. dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YqRL45kX97wt98JcJyt5F6J/. Acesso em: 03 dez. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. Análises dos currículos estaduais de Educação Física: inconsistências e incoerências percebidas. cadernoscenpec, São Paulo, v.5, n. 2 p.233-254, jul./dez. 2015. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/340/336 Acesso em: 23 jul. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo de Educação Física e o posicionamento dos sujeitos. Revista Contemporânea de Educação, vol. 11, n. 22, ago/dez de 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2997 Acesso em: 29 abr. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Disponível em: https://periodicos.univag.com.br/index.php/CONNECTIONLINE/article/view/2063. Acesso em 03 dez. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 4-28, jan./mar., 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27374 Acesso em: 31 out. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38.
NEIRA, Marcos Garcia; UVINHA, Ricardo Ricci. Cultura corporal: diálogos entre Educação Física e lazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NEVES, Marcos Ribeiro. O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2018.
NUNES, Mário Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini; NEIRA, Marcos Garcia. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, e20190047, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/R948JG34vHkSZsyBn9LsK7z/?lang=pt# Acesso em: 03 dez. 2023.
SERGIPE. Currículo de Sergipe: integrar e construir - ensino médio. Aracaju, SE: Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura, 2022.
SILVA, Silvio Sipliano, NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física escolar versus projeto social esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S324-S337, abr./jun. 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2136 Acesso em: 9 ago. 2023.
TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.