Práticas Corporais e Inovação na Educação da Primeira Infância (0-6 Anos): Análise Crítica Desde a Visão dos Especialistas
Por Rodrigo Alberto Gamboa Jiméneza (Autor), Gladys Antonia Jiménez Alvarado (Autor), Natalia Javiera Peña González (Autor), Camila Francisca Gaete Navarro (Autor), Daniela José Aguilera Ubeda (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 3, 2018. Da página 224 a 232
Resumo
Este estudo qualitativo, fenomenológico, tem como objetivo identificar os conceitos, as características e as diretrizes que orientam as práticas corporais com um carácter inovador. A produção de informações foi por meio de entrevistas com um grupo de especialistas na área e a sua análise foi feita a partir de uma lógica indutiva interpretativa, seguiu as diretrizes da Grounded Theory; categorias emergentes e codificação aberta, axial e seletiva, com uso do software NVivo. Os resultados revelam alinhamento central para a inovação em tais práticas: renovação ou transformação, contextualização social, o renovador e educador pensamento criativo, a liberdade de exploração e as possibilidades de criação de relacionamentos por crianças. Além disso, o estudo identifica a perda do sentido pedagógico, do caráter lúdico e dos processos de escolarização.