Resumo

A preocupação com o trato da Educação Física Escolar, numa visão holística, impulsionou esta pesquisa no sentido de desvelar possibilidades de intervenção em busca da formação integral dos/as estudantes, considerando as diversas dimensões do ser. Pautamos a discussão do tema práticas corporais integrativas no âmbito educacional, percebendo seu potencial para alcançar a formação integral dos/as estudantes. Para tanto esta pesquisa teve por objetivo analisar em que medida os/as professores/as de Educação Física utilizam as práticas corporais integrativas enquanto estratégia para a formação integral dos(as) estudantes. Para isso analisou-se e discutiu-se aspectos e concepções sobre a formação integral e as possibilidades de práticas corporais que se aproximam da visão de integralidade do ser. Defendemos a Complexidade enquanto paradigma da Formação Humana, a fenomenologia enquanto concepção da Educação Física, e as Práticas corporais integrativas enquanto práticas que promovem a valorização dos aspectos éticos e culturais que contribuam para promoção da Integralidade do sujeito. Também fundamentamos o debate sobre a origem das Práticas Corporais e seus aspectos; as aproximações entre as Práticas corporais Alternativas e integrativas, e suas possíveis relações no campo da Saúde e da Educação assim como a defesa do termo prática corporais integrativas na educação. Foi uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizou a Análise de Conteúdo para o tratamento, inferências e interpretação dos dados coletados na pesquisa de campo. Utilizamos os instrumentos de coleta de dados: Questionário virtual e entrevista semiestruturada, o que possibilitou identificar e analisar os conhecimentos e experiencias dos professores/as sobre as práticas corporais integrativas. Os resultados apontaram que 66,1% dos participantes da pesquisa realizam algumas das intervenções (Yoga, Meditação, Relaxamento, Dança Circular, Massagem/automassagem, Práticas Corporais Chinesa), indicando a presença das práticas corporais integrativas nas escolas da rede estadual de Pernambuco. Os resultados da investigação possibilitou analisar as experiências pedagógicas sob os aspectos: Organização e fundamentação do ensino; Tipos de práticas corporais integrativas desenvolvidas; Estratégias utilizadas para ensino destas práticas; e Concepção e perspectivas docentes sobre formação integral. O que alicerçou a elaboração de um material pedagógico para o trato das práticas corporais integrativas na escola, no sentido de abordar as diferentes dimensões do ser humano, considerando sua corporeidade, o autoconhecimento e os princípios éticos e morais.

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