Práticas Corporais na Educação Infantil: Análise dos Procedimentos Metodológicos das Professoras
Por Ho Shin Fú (Autor), Marcela Natalia Lima de Figueirêdo (Autor), Kettily Barbosa de Souza Oliveira (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras polivalentes da Educação Infantil durante o ensino das práticas corporais de uma escola pública do município do Recife-PE. Diante disso, esta pesquisa compreendeu como se dá os procedimentos metodológicos para tratar as práticas corporais na Educação Infantil. Este estudo se justifica ao suscitar, reflexões acerca da presença dos saberes da cultura corporal neste nível de ensino, bem como sobre a maneira como eles vêm sendo situados, considerando que ainda há muitas contradições a esse respeito. Uma destas contradições, é que historicamente a Educação Infantil não era reconhecida enquanto espaço legítimo de aprendizagem, mas sim como um espaço para suprir determinada lacuna de tempo relacionada ao cotidiano dos responsáveis pelas crianças, que, por sua vez, precisavam trabalhar. Isto ocorreu também pelo fato de a infância ser entendida como uma fase de “passatempo”, preparação para vida adulta, ou seja, um período da vida de muito brincar e pouco aprender (OLIVEIRA, 2007).