Práticas corporais na natureza: velejando por uma educação ambiental
Por Breno Serrano Gomes (Autor), Priscilla Pinto Costa da Silva (Autor).
Resumo
As práticas corporais na Natureza podem ser utilizadas como instrumento de formação de um novo “ser” mais atuante na preservação e utilização sustentável do ambiente natural. A Vela possibilita um trabalho educativo interdisciplinar que favorece o desenvolvimento pessoal, social, e de aprendizagem de convivência com o planeta. A essa nova perspectiva de formação entende-se por educação ambiental, que objetiva o ganho de conhecimentos, de diversas áreas e atitudes, inter-relacionadas que levam a participação ativa na melhoria do meio ambiente. O estudo tem como objetivo analisar a aprendizagem oriunda da relação Homem-Natureza, por meio da prática da Vela. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação na modalidade participante. Os sujeitos do estudo foram escolares integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na cidade de João Pessoa, totalizando 10 sujeitos entre 12 e 16 anos. As intervenções aconteceram em seis encontros, no período de 20 de novembro á 5 de dezembro de 2009, o primeiro encontro foi realizado nas instalações do PETI da comunidade Santa Clara, quatro encontros na escola, e uma intervenção na Praia do Seixas. Os recursos foram filmagens, fotografias, diário de campo e bordo, roteiro de entrevista semi-estruturado e atividades lúdico educativas.