Resumo

As práticas corporais na Natureza podem ser utilizadas como instrumento de formação de um novo “ser” mais atuante na preservação e utilização sustentável do ambiente natural. A Vela possibilita um trabalho educativo interdisciplinar que favorece o desenvolvimento pessoal, social, e de aprendizagem de convivência com o planeta. A essa nova perspectiva de formação entende-se por educação ambiental, que objetiva o ganho de conhecimentos, de diversas áreas e atitudes, inter-relacionadas que levam a participação ativa na melhoria do meio ambiente. O estudo tem como objetivo analisar a aprendizagem oriunda da relação Homem-Natureza, por meio da prática da Vela. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação na modalidade participante. Os sujeitos do estudo foram escolares integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na cidade de João Pessoa, totalizando 10 sujeitos entre 12 e 16 anos. As intervenções aconteceram em seis encontros, no período de 20 de novembro á 5 de dezembro de 2009, o primeiro encontro foi realizado nas instalações do PETI da comunidade Santa Clara, quatro encontros na escola, e uma intervenção na Praia do Seixas. Os recursos foram filmagens, fotografias, diário de campo e bordo, roteiro de entrevista semi-estruturado e atividades lúdico educativas.

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