Resumo

As propostas centradas na cultura corporal do movimento no âmbito da Educação Física escolar, incitam um olhar para as diversas possibilidades do se movimentar pelo aluno e a oportunidade de contemplar o máximo de vivências possíveis. Reavaliar os objetos de aprendizagem e apresentar uma nova unidade temática denominada Práticas corporais no meio líquido como proposta curricular comum, apresenta possibilidades de acesso a um acervo cultural de inegável valor no meio líquido para a segurança pessoal, fruição do lazer e aprendizagens singulares. A principal característica da unidade temática de Práticas corporais no meio líquido é romper com o conceito de saber nadar tradicionalista, relacionado aos quatro estilos da natação, que interferi na limitação das potencialidades do meio líquido, e garantir o direito do cidadão de experimentar, desfrutar, apreciar e criar, propondo novos olhares sobre a seleção dos conteúdos das aulas de Educação Física escolar. Desta maneira, o objetivo do estudo é analisar o desenvolvimento de práticas corporais no meio líquido como conteúdo curricular da Educação Física escolar para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: (a) evidenciar as possibilidades do ensino da unidade temática de práticas corporais no meio líquido nas aulas de Educação Física escolar; (b) analisar o desenvolvimento da unidade didática de práticas corporais no meio líquido nas aulas de Educação Física escolar e (c) identificar as influências da realização da unidade didática sobre as aprendizagens dos alunos. Participaram do estudo 30 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos previstos incluíram: a) elaboração de uma unidade didática de 14 aulas, dentro da proposta de unidade temática de Práticas corporais no meio líquido; b) aplicação da unidade didática nas aulas de Educação Física escolar e c) técnicas de coletas utilizadas na pesquisa. Os instrumentos utilizados foram: rodas de conversa sistematizadas e filmadas e diário de bordo. Os resultados demonstraram que a unidade didática apresentou um acervo cultural diversificado e proporcionou aos alunos, aprendizagens motoras, cognitivas, sociais e de cuidado com a segurança pessoal, relacionando a aprendizagem às oito dimensões do conhecimento, e demonstrando que foi possível potencializar a liberdade de ações no meio líquido e proporcionar sensações de prazer que inferiram na fruição do lazer pelo aluno. Desta forma, esperamos ter contribuído para que o assunto seja abordado com mais frequência e que, em uma futura reformulação da Base Nacional Comum Curricular, as Práticas corporais no meio líquido possam ser pensadas não mais como uma sugestão, mas como um conhecimento básico de aprendizagem através de uma nova unidade temática.

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