Resumo

Aborda o estudo do currículo da Educação Física na Educação Infantil ao procurar evidenciar, valorizar e ressignificar, com os sujeitos escolares, seus saberesfazeres. Tem como locus investigativo um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES que se mostrou engajado com a construção coletiva de possibilidades de educação e cuidado de crianças menores de seis anos a partir da problematização do seu Projeto Político-Pedagógico. Utiliza, como instrumentos de coleta de dados, análise documental, entrevista semi-estruturada, grupo focal, observação participante, registros fotográficos e diário de campo. Investiga os espaços de discussão coletiva, a sistematização dos documentos, as propostas e ações da instituição, bem como a compreensão do Corpo Técnico-Pedagógico (CTA) e das professoras a respeito das objetivações do currículo e das relações colaborativas de trabalho. Os achados indicam a presença da Educação Física de maneira ininterrupta na instituição, nos últimos 16 anos, embora não fossem encontrados registros dos/as professores/as ou do CTA sobre essa prática pedagógica. Também revela a existência de duas comunidades interpretativas, das professoras regentes e das professoras especialistas, devido a certa resistência em garantir espaços de discussões e ações colaborativas. Quanto à prática pedagógica da Educação Física, analisa, problematiza, investiga e intervém com as professoras nas possibilidades de trabalho que valorizem os saberes da comunidade escolar. Identifica mudanças na organização metodológica da aula, na avaliação e na relação com as crianças. Enfim, propõe uma organização para o trabalho da Educação Infantil que mesmo se mantendo no formato disciplinar, procure materializar-se de forma não-disciplinar, a fim de não promover uma especialização na prática pedagógica com crianças pequenas.

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