Resumo

este estudo procurou identificar os significados atribuídos à vivência em contexto de está-gio, materializados nas opiniões dos estudantes estagiários e do orientador da Faculdade, da Faculdade de desporto da Universidade do porto, acerca das expetativas, dificuldades e facilidades em contexto de prática, bem como na forma como confrontaram suas expe-tativas com a realidade percebida em contexto. participaram no estudo oito estudantes estagiários de educação Física e um orientador da Faculdade. para a recolha dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada que foi posteriormente sujeita a uma análise te-mática para os dois grupos, optou-se pelo procedimento semiaberto nas escolhas das ca-tegorias de análise. os resultados relativos aos estudantes estagiários apontaram que há um corpo de atitudes, valores e instrumentos que os conduzem a “aprender a ensinar” numa dinâmica progressiva de responsabilidade, exame crítico, criatividade e compromis-sos nas formas de atuar. no âmbito do pensamento supervisivo observou-se nas suas ar-gumentações que a relação, que se estabelece entre o acompanhamento e o apoio que é dispensado ao estudante estagiário, se manifesta com configurações distintas, a depender do processo de dinamização das tarefas que são desempenhadas e da reflexão que se es-tabelece acerca da organização da escola e dos que nela realizam seu trabalho.

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