Práticas de lazer e saúde mental de estudantes universitários Impactos antes, durante e depois da pandemia de covid-19
Por Ricardo Ricci Uvinha (Autor), Isabella Cristina Barboza Almeida (Autor), Leonardo Calix Soares (Autor), Cynara Cristina Domingues Alves Pereira (Autor), Aurora Madariaga Ortuzar (Autor), Marcos Gonçalves Maciel (Autor).
Resumo
Compreender a relação entre o lazer e a saúde mental de estudantes universitários em crises sanitárias é crucial para subsidiar políticas públicas. Este estudo analisou como as transições entre os períodos pré-pandêmico (2019), pandêmico (2020-2022) e pós-pandêmico (2023) afetaram as práticas de lazer e possivelmente a saúde mental de estudantes universitários. Uma amostra por conveniência de 242 estudantes (43% homens, 57% mulheres; média de idade de 30,3 ± 10,2 anos) foi pesquisada por meio de um questionário estruturado, aplicado em formato digital e impresso, utilizando a técnica de amostragem em bola de neve. Os resultados indicaram que a frequência semanal de dias de lazer permaneceu estável (p = 0,25), mas as horas de lazer diminuíram significativamente durante a pandemia (p = 0,02), com recuperação parcial no período pós-pandêmico (p = 0,03). Esses achados sugerem que a pandemia impactou as práticas de lazer dos estudantes, possivelmente influenciando sua saúde mental.
Referências
ASSUNÇÃO LUIZ, Alan Vinicius Assunção et al. Impactos da covid-19 em alunos da pós-graduação. Olhares & trilhas, v. 23, n. 2, p. 538-554, 2021.
APPLEBY, Jennifer A. et al. Impact of the covid-19 pandemic on the experience and mental health of university students studying in Canada and the UK: a cross-sectional study. BMJ Journal, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2022.
BARRE, Sezane et al. Thinking about leisure during a global pandemic. Leisure studies journal, v. 62, n. 4, p. 306-310, 2020.
BAVEL, Jay J. Van et al. Using social and behavioural science to support covid-19 pandemic response. Nature human behaviour, n. 4, p. 460-471, 2020.
BUREAU OF LABOR STATISTICS. American Time Use Survey. U.S. Department of Labor, 2019. Available at: <https://www.bls.gov/news.release/atus.nr0.htm>. Accessed: 10 oct. 2024.
CASTILHO, César Teixeira; RIBEIRO, Sheylazarth Presciliana; UNGHERI, Bruno Ocelli. Distanciamento social e tempo livre: paradoxos vivenciados por estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais no âmbito do lazer. Revista brasileira de estudos do lazer, v. 23, n. 3, p. 93-125, 2020
CORRÊA, Roberta Pires. A pandemia de covid-19: impactos e desafios em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras. 2022. 268f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde). Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.
CROCHEMORE-SILVA, Inácio et al. Promoção de atividade física e as políticas públicas no combate às desigualdades: reflexões a partir da lei dos cuidados inversos e hipótese da equidade inversa. Cadernos de saúde pública, v. 36, n. 6, p. 1-9, 2020.
DATILLO, John. Global leisure debate: responses to challenges on leisure, mental health and well-being, World leisure journal, v. 64, n. 3, p. 304-305, 2022.
DENG, Jiawen et al. The prevalence of depressive symptoms, anxiety symptoms and sleep disturbance in higher education students during the covid-19 pandemic: a systematic review and meta-analysis. Psychiatry research, v. 301, P. 1-20, 2021.
DING, Kele et al. Mental health among adults during the covid-19 pandemic lockdown: a cross-sectional multi-country comparison. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 5, p. 1-16, 2021.
GUNTER, Bruce G.; GUNTER, Nancy C. Leisure styles: a conceptual framework for modern leisure. The sociological quarterly, v. 21, n. 3, p. 361-374. 1980.
HOWELL, David C. Statistical methods for psychology. 8. ed. Belmont, USA: Cengage Learning, 2013.
LOPEZ-VALENCIANO, Alejandro et al. Impact of covid-19 pandemic on university students' physical activity levels: an early systematic review. Frontiers in psycology, v. 11, p. 1-10, 2021.
MATOS, Lucília da Silva et al. Vivências do lazer para discentes do curso de educação física da Universidade Federal do Pará no contexto da pandemia da covid-19. Licere, v. 23, n. 3, p. 251-258, 2020.
MENEZES, Suzy Kamylla de Oliveira. Lazer e saúde mental em tempos de covid-19, Licere, v. 24, n. 1, p. 408-446, 2021.
MONTENEGRO, Gustavo Meneschy; QUEIROZ, Bruno da Silva; DIAS, Mairna Costa. Lazer em tempos de distanciamento social: impactos da pandemia de covid-19 nas atividades de lazer de universitários na cidade de Macapá (AP), Licere, v. 23, n. 3, p. 1-26, 2020.
OFFICE FOR NATIONAL STATISTICS. Gender differences in unpaid work. United Kingdom. 2016. Available at: <https://www.ons.gov.uk/employmentandlabourmarket/peopleinwork/earningsandworkinghours/articles/women>. Accessed: 10 oct. 2024.
OLIVEIRA, Eliany Nazaré et al. Saúde mental de estudantes do ensino superior durante a pandemia da covid-19: revisão de escopo. Revista saúde em redes, v. 8, n. 3, p. 405-221, 2022.
PEW RESEARCH CENTER. Time in work and leisure, patterns by gender and family structure. United States of America 2013. Available at: https://www.pewresearch.org/social-trends/2013/03/14/modern-parenthood/. Accessed: 10 oct. 2024.
RIBEIRO, Olívia Ferreira; MONDINI, Dario Rosa. Lazer e barreiras sociais para universitários da FEF/UNICAMP durante a pandemia de Covid-19, Revista brasileira de estudos do lazer, v. 9, n. 3, p. 55-75, 2022.
SANTANA, Willian Ferraz et al. The decrease in the physical activity levels during the covid-19 social distancing period. Motriz, v. 28, p. 1-10, 2022.
SANTOS, Ellen Jane Barbosa; ROCHA, Nícolas; KISHIMOTO, Simone Thiemi. Práticas de lazer e sua influência na saúde mental da população brasileira durante a pandemia da covid-19, Revista brasileira de estudos do lazer, v. 27, n. 1, p. 67-82, 2024.
TEODORO, Maycoln Leôni Martins et al. Saúde mental em estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Revista família, ciclos de vida e saúde no contexto, v. 9, n. 2, p 372-383, 2021.
TSOULOUPAS, Costas N.; KOKKINOS, Constantinos M. Mind, body, and pandemic: understanding the complex relationships between subjective well-being, physical activity, and perceived multi-dimensional covid-19 impact. Sage open, v. 13, n. 4, p. 1-12, 2023.
VIEIRA, Júlia Lelis; ROMERA, Liana Abrão; LIMA, Maria Cristina Pereira. Lazer entre universitários da área da saúde: revisão de literatura, Ciência & saúde coletiva, v. 23, n. 12, p. 4221-4229, 2018.
YAN, Yihan et al. The relationship between leisure activities and the mental health of college students during the covid-19 pandemic. World leisure journal, v. 63, n. 1, p. 119-142, 2023.
YUMUK, Elvan Deniz; SALTIMIS, Sinan Erdem; HAMDI, Alper Güngörmüs. Back to the leisure: covid scene vs. the post-covid era in leisure activity participation. Journal of sports for all and recreation, v. 5, n. 1, p. 22-26, 2023.
ZAPATA-OSPINA, Juan Pablo et al. Intervenciones para la salud mental de estudiantes universitarios durante la pandemia por covid-19: una síntesis crítica de la literatura. Revista colombiana de psiquiatría, v. 50, n. 3, p. 199-213, 2021.
ZHANG, Stephen X. et al. Mental disorder symptoms during the covid-19 pandemic in latin america – a systematic review and meta-analysis. Epidemiology and psychiatric sciences, v. 31, n. e23, p. 1-13, 2022.