Práticas de lazer em estudantes universitários do programa acadêmico de Pedagogia Infantil, modalidade a distância, em Colômbia
Por Hernan Gilberto Tovar Torres (Autor), Gilberto Rodríguez Mendoza (Autor), Mabel Gómez-Mazorra (Autor).
Resumo
Objetivo: Descrever as práticas de lazer em estudantes universitários da modalidade a distância do programa acadêmico de Pedagogia Infantil da Colômbia. Metodologia: Estudo descritivo transversal de tipo quantitativo. São analisadas duas dimensões do questionário ad hoc, "Características Sociodemográficas e Práticas de Lazer". Resultados: os achados mostram menor disponibilidade de tempo livre durante a semana do que nos finais de semana, devido ao alto percentual de ocupação laboral (60%). Predominam as práticas culturais e de lazer sedentário (assistir televisão), as práticas de fim de semana se diversificam em lazer cultural, físico-desportivo e recreativo-recreativo. Na universidade, os estágios são realizados com colegas (50%) e as principais barreiras são: não ter tempo (44%) e não ter dinheiro (22%). Os estudantes universitários desejam oferecer práticas físico-desportivas (31%), culturais (23%) e recreativas-recreativas (17%) dentro da universidade. Conclusão: sugere-se organizar estratégias curriculares e extracurriculares que incorporem práticas de lazer em universitários que promovan o desenvolvimento humano.