Resumo

Nas últimas décadas, a busca pela melhoria e manutenção da qualidade do meio ambiente se tornou um dos temas mais debatidos na sociedade. Neste sentido, trabalhos têm sido realizados em diversos contextos e, em relação aos esportes na natureza, esforços consideráveis vêm sendo desenvolvidos em vários países, tanto para a minimização de impactos ambientais, quanto para a promoção da educação ambiental nestas práticas. Entretanto, nacionalmente, relatos destas iniciativas ainda são reduzidos. Este trabalho descreve a experiência de práticas de mínimo impacto ambiental e intervenções de educação ambiental desenvolvidas no Projeto Navegar/UFRGS, que ocorreram de março a novembro de 2008. Este Projeto foi promovido pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, e atendeu estudantes de 11 a 16 anos da rede de ensino pública. Adolescentes que participaram duas vezes por semana de atividades de canoagem, vela, remo e de intervenções educacionais, realizadas ao ar livre e em sala de aula. Para tanto, contou com uma equipe formada por cinco professores e oito estudantes de educação física, além de outros profissionais.

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