Resumo

Este artigo analisa uma prática pedagógica interdisciplinar entre Educação Física, Ciências e Geografia, com foco em questões ambientais, utilizando o aplicativo iOrienteering para trabalhar a Unidade Temática Práticas de Aventuras. Os objetivos foram sensibilizar estudantes sobre o rio Paraíba do Sul e seus impactos ambientais, promover um olhar crítico sobre poluição, preservação e ocupação de espaços públicos e desenvolver habilidades de orientação espacial de forma lúdica. A metodologia baseia-se em um relato de experiência durante o estágio supervisionado em Educação Física, envolvendo estudantes do 7º ano de uma escola pública. Mapa e prismas foram utilizados com o auxílio do aplicativo e fixados em locais de interesse ambiental e que integram conteúdos de Educação Física, Ciências e Geografia. Os resultados indicam maior compreensão dos impactos ambientais na região e reflexões críticas sobre desafios sociais e ambientais. A experiência com as Práticas de Orientação reforça a importância da interdisciplinaridade para sensibilizar a consciência ambiental e para o desenvolvimento do pensamento crítico, mas ressalta a necessidade de avanços materiais e curriculares em consonância com a BNCC.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Educação Infantil e Ensino Fundamental – Versão Final. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacional-comum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

CARVALHO, José Carlos de. Jogos de corrida de orientação para escolas. São Paulo: Yolbook, 2020.

CAUPER, Dayse Alisson Camara. O ensino do esporte de Orientação: possibilidades e limites de uma proposta à luz da metodologia crítico superadora. 388 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

DIÁRIO DO RIO. Abastecimento de água do Rio de Janeiro está ameaçado. Rio de Janeiro. Volta Redonda, 17 fev. 2020. Disponível em: https://diariodorio.com/abastecimento-de-agua-do-rio-de-janeiro-esta-ameacado/. Acesso em: 17 jan. 2020.

FERREIRA, Helder Silva; RODRIGUES, Emanuel Alte. Iniciação à orientação na escola: manual do aluno de orientação. 2011. Disponível: http://www.fpo.pt/www/index.php?Option=com_content&task=view&id=456&Itemid=145. Acesso em: 10 de maio de 2024.

FRANCO, Laércio Claro Pereira; CAVASINI, Rodrigo; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (orgs.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura: práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Eduem; 2014. p. 137-189.

FREIRE, Paulo. Papel da Educação na Humanização. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 7, p. 9- 17. 1967.

LEOCADIO, Fernanda. Práticas de Orientação- os percursos da formação inicial na licenciatura em Educação Física. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado profissional em ensino em ciências da saúde e do meio ambiente) – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2022.

LEONARDO FILHO, Paulo César Gonçalves et al. Práticas corporais de aventura na educação infantil: experiências docentes mediadas pelo Programa Residência Pedagógica. Conexões, v. 21, p. e023017-e023017, 2023.

MARINHO, Alcyane. Lazer, natureza e aventura: compartilhando emoções e compromissos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 143-153, jan. 2001.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021.

PAIS, José Machado Pais. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Editora Cortez. 2003. p. 272.

PAIXÃO, Jairo Antônio da; COUTINHO, Rafael Miranda. Proposições acerca das práticas corporais de aventura como conteúdo da Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1-22, 2023.

PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. São Paulo: Fontoura Editora, 2023.

SHERMA, Elka Paccelli. Corrida de Orientação: uma proposta metodológica para o ensino da geografia e da cartografia. 2010. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.

SILVA, Marion Costa da. Aplicabilidade da Prática Corporal “Esporte de Orientação” no espaço escolar. 2020. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020.

Acessar