Resumo
Motivado pelas persistentes desigualdades de gênero nas aulas de Educação Física Escolar, este estudo teve como objetivo analisar os processos educativos emergentes das práticas pedagógicas dialógicas no contexto dos esportes de invasão, visando à promoção da equidade de gênero. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, foi desenvolvida com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto (SP), composta por 30 estudantes (17 meninas e 13 meninos). Foi aplicada uma unidade didática estruturada a partir dos princípios da Metodologia da Experiência CríticoAfetiva (MECA), que valoriza o diálogo, o afeto e a problematização das vivências corporais. A produção de dados ocorreu por meio de Diários de Aula do professorpesquisador e Rodas de Conversa com os(as) estudantes. A análise seguiu o método de codificação temática (Bogdan e Biklen, 1994), do qual emergiram duas categorias principais: (1) Estereótipos de Gênero no Esporte, com subcategorias como a invisibilização de mulheres atletas e a sobrevalorização do desempenho masculino; e (2) Inclusão e Mudança de Mentalidade, com destaque para o aumento da participação das meninas, a maior cooperação entre os gêneros e a construção de um ambiente mais democrático. Os resultados evidenciaram avanços significativos na participação das meninas, com maior protagonismo, autoconfiança e apropriação dos espaços esportivos. Observou-se também uma mudança nas atitudes dos meninos, que passaram a reconhecer e valorizar a presença ativa das colegas. A experiência demonstrou que práticas baseadas na escuta, no diálogo e na mediação crítica favorecem a superação de estereótipos e transformam a Educação Física em um espaço de aprendizagem significativa para todos(as). Conclui-se que metodologias ativas, afetivas e coeducativas podem contribuir para práticas pedagógicas mais justas e emancipadoras, reforçando a importância da formação docente continuada com foco na equidade de gênero e na transformação social.