Resumo

Este estudo tem como objeto de investigação as práticas educativas dos professores dinamizadores de Educação Física do município de Vitória (ES). Objetivou compreender criticamente como os usos dos espaços públicos da cidade de Vitória (ES) por professores dinamizadores de Educação Física potencializam atos educativos que promovem as experiências de movimento corporal (EMC) das crianças. De natureza qualitativa, a investigação se caracteriza como pesquisa exploratória, desenvolvida pelo método interpretativo. Os dados foram coletados com 56 professores, que responderam a um questionário via Google Forms, sendo que, posteriormente, 10 deles foram entrevistados via Google Meet e o conteúdo de suas falas foi submetido à análise de discurso. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos professores para realizá-los, os atos educativos em espaços públicos da cidade promovem nas crianças alegria e memórias afetivas, assim como novas EMC’s, sentimento de pertença, encontros e interações intra e intergeracionais, os quais contribuem para a promoção e ampliação de suas EMC’s. Assim, esses atos educativos tornam visíveis as crianças, como também as dificuldades impostas pela configuração das cidades para a sua presença e livre exploração. Nesse sentido, além de trazer orientações sobre o uso das práticas realizadas além dos muros do Cmei para outros professores dinamizadores, o estudo traz subsídio para exigirmos dos governos maior participação das crianças nas decisões que as envolvem, ressaltando que elas precisam de espaços mais bem estruturados e com mais segurança.
Palavras-chave: Educação Física; Cidade; Educação Infantil; Experiências de
movimento corporal.

Acessar