Práticas Esportivas Inovadoras: o Frisbee no Ensino Médio
Por Matheus Dantas de Lucena (Autor), Ailton Costa Neto (Autor), Ana Cristina de Araújo (Autor), Darliston Yuri Silva de Souza (Autor), Kássia Thaisa da Silva Barbosa (Autor), Thais Reis Silva de Paulo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A educação física escolar constitui-se em um espaço privilegiado para se trabalhar o esporte dentro da escola pois possui um compromisso pedagógico, através da ampliação sistemática dos seus conteúdos. Ressignificar a dimensão fundamentalmente competitiva e de rendimento fomentando práticas que contribuam para a construção de conhecimento, expressão da criatividade e valores educacionais se faz necessário ao tratar o esporte nas aulas de educação física. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel acadêmico e social, promovendo a integração do conhecimento com a vivência prática da docência, contribuindo para a formação dos alunos bolsistas como protagonistas da sua própria aprendizagem. Este relato de experiência é fruto da participação dos bolsistas do PIBID no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), nas aulas de educação física do segundo ano de uma turma do ensino médio, com o conteúdo esporte: Frisbee. Sobre a escolha da modalidade, os fatores determinantes foram o fato de ser uma prática esportiva não-hegemônica e permitir o fomento do diálogo, dos valores éticos e fair play.