Resumo

O presente trabalho, traz como elementos norteadores, a inclusão das práticas esportivas na natureza como integradas ao currículo do bacharelado em educação física. Neste sentido, trazemos como referencial a experiência desenvolvida no curso de graduação do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina ao longo de 2021 e 2022. A temática da sustentabilidade é um dos preceitos formativos em nosso currículo, no intuito de desenvolver atitudes para formação do profissional de educação física, fundamentada nas premissas da sustentabilidade, para sensibilizar os indivíduos para as boas práticas sociais e ambientais. A ideia de sustentabilidade ganhou notoriedade a partir de 1987, quando a organização das Nações Unidas (ONU), entidade que reúne diversos países do mundo, mediou uma discussão a respeito desta temática. Nesse momento, preocupada com os graves problemas ambientais, a ONU publicou o relatório chamado “Nosso futuro comum”, elaborado por uma comissão e apresentado ao mundo. Diante desta premissa, nosso objetivo é trazer um relato de experiência articulando a temática da sustentabilidade com os aspectos de lazer, qualidade de vida e responsabilidade ambiental desenvolvidos através de práticas esportivas em contato com a natureza e a atuação dos profissionais de Educação Física. A partir disso, realizamos propostas de mapeamento do perfil ambiental da Região da Grande Florianópolis, (Santa Catarina – Brasil), no sentido de verificar quais os locais e práticas efetivas de esportes e lazer na natureza ocorriam e em qual frequência. A partir do diagnóstico, propomos aos estudantes a elaboração de projetos para inserir junto a população, práticas de lazer envolvendo esportes na natureza. Conjuntamente aos estudos e propostas, realizamos saídas de campo e vivência de atividades como beach tennis, rafting, surf e trilhas/trekking. Concluímos que é de suma importância a inclusão da temática da sustentabilidade e educação ambiental nos currículos de Educação Física, a partir das práticas realizadas e o estímulo à produção de projetos, identificamos em nossos acadêmicos que a incorporação de conteúdos diferenciados, foi destacada como uma qualificação da formação, em especial se tratando das práticas esportivas na natureza, lazer e qualidade de vida.