Resumo

Em uma aula de Educação Física os alunos se expõem muito, uma vez que utilizam o corpo para se expressar, e por isso a vergonha pode ser observada. Esse sentimento deve ser estudado e merece muita atenção quando falamos de esporte escolar, pois pode ser determinante tanto para que o professor alcance seus objetivos, quanto para a formação do aluno. Diante disso, surgiu a necessidade de estudar quais fenômenos estão por trás de comportamentos auto segregadores. Tivemos como objetivo analisar se há ocorrência da vergonha durante as aulas de Educação Física e se esta se apresenta como um obstáculo na participação dos alunos nas atividades propostas. |Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, na qual utilizamos uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Onde 12 (doze) professores de Educação Física de escolas da rede pública e privada da cidade do Natal/RN, responderam questionamentos sobre a influência da vergonha na prática esportiva, bem como se este sentimento interfere na participação dos alunos nas aulas e sobre práticas inclusivas na escola. Verificamos que a maioria acredita que a vergonha interfere na frequência dos alunos nas aulas, mas que esta não limita sua atuação profissional.

Acessar