Resumo

Introdução: A década de 1980 foi marcada por muitas críticas à hegemonia esportiva como conteúdo da educação física escolar. A partir dessas críticas, surgiram propostas visando um ensino voltado às finalidades da escola, expandindo as práticas corporais tratadas e olhando para os alunos como protagonista do conhecimento cultural da EF. A expansão dos conteúdos e à crítica ao modelo tradicional esportivista, fizeram com que esse conteúdo não fosse objeto privilegiado dos estudos sobre as emergentes práticas inovadoras. Objetivo: Considerando este cenário, esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a proposta pedagógica inovadora tematizando o conteúdo esportivo, especificamente o futsal, enfocando em como tal perspectiva conforma ou altera o lugar e a compreensão da EF e o esporte no ambiente escolar. Métodos: Esta pesquisa foi um estudo de caso, balizado por: observação de campo; entrevista com o professor e grupo focal com alunos. A pesquisa deu-se em uma escola da região de Muzambinho/MG ao longo de um bimestre letivo. Resultado: O foco de análise foi o tradicional campeonato de futsal da escola em questão. O que deu ares de inovação para esta atividade foi a proposta trazida pela professora: o campeonato deveria contar com a participação direta dos alunos não só como jogadores, mas como organizadores, treinadores, árbitros e torcedores. Conclusão: O campeonato oportunizou aos alunos a prática do esporte em questão, proporcionando um aprendizado dos aspectos técnico-táticos (momento de jogos e treinamento), mas também de questões extra campo (como organizadores e expectadores dos jogos), promovendo certa autonomia e protagonismo dos alunos durante o evento, além de uma aproximação dos mesmos com a atividade proposta. Este estudo também buscou demonstrar como o esporte pode ser trabalhado dentro da escola, deixando de lado vieses tradicionalistas, tanto criticado dentro do espaço escolar, trazendo também reflexões sobre as dificuldades, barreiras e avanços conquistados.

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