Práticas Pedagógicas Como Cenário Para a Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Futuros Professores de Educação Física
Por Daniel Marcon (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 23, n 2, 2012.
Resumo
A literatura sugere que o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) dos futuros professores de Educação Física seja construído, entre outras estratégias formativas, por intermédio das práticas pedagógicas (PPs). Neste sentido, este ensaio buscou refletir sobre o papel desempenhado pelas PPs no sentido da construção do CPC e pelos professores formadores para implementá-las e geri-las. Também verificou as seguintes questões: a centralidade do CPC e a importância do exercício da docência na formação dos futuros professores; a necessidade de inserção de diferentes PPs na formação inicial; a função das PPs de desvendar a base de conhecimentos dos futuros professores; a relevância da participação dos professores formadores na intermediação entre projeto pedagógico do curso, base de conhecimentos dos futuros professores e PPs; e a necessidade de arquitetar os programas de formação nessa direção. Esses elementos compõem o cenário das PPs nos programas de formação inicial de professores de Educação Física e viabilizam a construção do CPC dos futuros professores.