Práticas Pedagógicas de Dois Professores Mestres em Educação Física Escolar e o Tratamento da Dimensão Conceitual dos Conteúdos
Por André Minuzzo de Barros (Autor).
Resumo
Procurou-se neste trabalho investigar na prática edagógica de dois professores de Educação Física que tuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com estrado na área e posicionamentos favoráveis às ropostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão onceitual tratados e as estratégias de ensino tilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo tnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas om alunos e professores. Entre os resultados, erificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual eferiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, rincípios e possibilidades de conhecimentos relacionados anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos istóricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas ntegrantes da cultura corporal. Diversas estratégias oram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta imensão, mas as que envolvem exposições, discussões, eflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram s mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as stratégias de ensino utilizadas pelos professores articipantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo ossível evidenciar possibilidades de avanços no ratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que avorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno.