Resumo

A Educação Física é o componente curricular responsável por tematizar as práticas corporais na escola. O cenário da pandemia da Covid-19 trouxe para essa disciplina curricular um novo desafio que impacta o trabalho pedagógico de professores por meio do ensino ofertado na modalidade remota, mediada pelas “telas”, exigindo pensar atividades e estratégias metodológicas diferenciadas. As práticas corporais realizadas no interior das escolas de formas coletivas e presenciais precisaram ser adaptadas para o ambiente residencial e de maneira exclusivamente individual. Ante a esse cenário, este trabalho objetivou compreender quais as principais práticas pedagógicas e estratégias didáticas foram utilizadas nesse diferente formato de ministrar aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, com oito professores do segundo segmento do ensino fundamental, sendo quatro deles da rede pública e quatro da rede privada do Rio de Janeiro. Os docentes deveriam possuir experiência mínima de cinco anos no magistério, de modo a garantir que tivessem tido experiência tanto no ensino presencial quanto em plataformas virtuais. Os sujeitos foram localizados por meio de contato em redes sociais, configurando uma amostra não-probabilística, do tipo snowball sampling, que funciona como uma “bola de neve”, em que alguns sujeitos localizados vão fornecendo o contato de outros e convidando seus pares a participarem. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário na plataforma Google forms. Este trabalho discute uma das perguntas do questionário que faz parte de uma pesquisa mais ampla, e que conta com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Parecer nº 1547/2021). Aos docentes foi indagado: “Considerando que o ensino remoto exigiu novas formas de ministrar aula, cite uma prática pedagógica e/ou uma estratégia didática que você utilizou durante as aulas remotas”. Os resultados apontam que as principais estratégias adotadas pelos participantes foram a utilização de ferramentas e recursos online pelos próprios alunos, como a realização de jogos virtuais diversos e quiz (que também é um jogo online), porém com característica de ser um jogo de perguntas e respostas. Outras estratégias também foram sinalizadas como: leitura e discussão de textos, debates e conferências nas plataformas em que as aulas eram transmitidas e incentivo ao protagonismo dos alunos por meio da gravação de áudios no formato de podcast e vídeos sobre os conteúdos trabalhados nas aulas.

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