Resumo

O presente estudo foi realizado através do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Área de Concentração em Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Iniciamos, contextualizando as práticas pedagógicas inovadoras em Educação Física, que é um tipo de ação docente, que tem como características a ruptura das práticas tradicionais de ensino, em especial, por abranger os conteúdos do componente curricular sobre as diversas áreas de conhecimento, sejam elas, antropológicas, biológicas, fisiológicas, filosóficas, etc. Essas práticas pedagógicas inovadoras, estão relacionadas com o reconhecimento social do professor, seu processo de formação profissional e experiencial, comprometimento ético com a profissão, capacidade de resiliência, protagonismo, entre outros. Diante dessas particularidades, surgiu a inquietação de observar e conhecer um professor com características inovadoras a fim de, compreender e identificar quais concepções de ser professor de Educação Física são necessárias para práticas pedagógicas com características inovadoras. O estudo justifica-se por entender que os professores que estão na atuação docente têm muito a contribuir com a formação de professores e com a qualificação da educação. A investigação realizou-se por meio de um estudo de caso, qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados: observações participantes, diários de campo, entrevista semiestruturada. Para a compreensão e estudo dos dados, realizamos uma análise de conteúdo por meio da aproximação semântica e análise documental do PPP e Regimento escolar. Em relação aos resultados, foi possível perceber que o professor do estudo possui concepções mundo, sociedade, de educação, e Educação Física, que tem como base a formação humana, perspectivas essas que construiu em seus envolvimentos formativos durante sua formação inicial e continuada. Suas práticas pedagógicas, ocorrem em um viés critico de ensino, pautada no diálogo, na comunicação, onde os estudantes são protagonistas na construção de conhecimentos, e desenvolvem capacidades de tomada de decisão, visto que o professor presa pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos. Quanto aos conteúdos trabalhados, em especial durante as observações, foram ginástica, lutas e artes marciais, ambos em uma dimensão crítica, com vivencias diversificadas, além de, abranger os temas transversais que emergiam durante os conteúdos. Concluímos com o estudo, que ser um professor com características inovadoras, exige resiliência, luta, organização, planejamento e constantes atualizações, no caso do professor Marcos, mesmo diante de todas as dificuldades, nos mostrou a importância e impacto que o ser professor tem na vida dos estudantes. Então, para ele a educação é um meio pelo qual busca auxiliar na construção de um mundo mais justo, democrático, e que possibilite ao educando uma educação pública de qualidade.

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