Práticas Pedagógicas na Promoção da Saúde: Práticas Corporais Relacionadas à Saúde Para Adultos e Idosos
Por Alexandre Janotta Drigo (Autor), David Kirk (Autor), Heidi Jancer Ferreira (Autor).
Resumo
Está bem estabelecido na literatura como o exercício previne doenças crônicas. No entanto, ainda há uma necessidade de maior conhecimento sobre os modos nos quais as práticas corporais podem contribuir para a promoção da saúde. Sabe-se pouco sobre pedagogias em saúde pública voltadas para grupos de adultos e idosos, em ambientes educacionais não formais. Considerando a falta de abordagens personalizadas e atraentes para o trabalho com práticas corporais para adultos e idosos, nós argumentamos que existe uma necessidade de explorar práticas pedagógicas que possam promover a promoção da saúde com este público-alvo. Baseando-se na teoria da salutogênese de Antonovsky (1996), o objetivo deste estudo foi investigar o trabalho de profissionais de educação física com práticas corporais voltadas para adultos e idosos em programas públicos de promoção da saúde. Foi empregado o método da teoria fundamentada nos dados, de abordagem qualitativa. Os participantes incluíram seis profissionais de educação física, três coordenadores de centros de saúde e trinta e quatro adultos e idosos que frequentavam quatro programas públicos de promoção de saúde no Brasil. O método adotado para a produção de dados foi o trabalho de campo condensado, por meio de visitas de três dias a cada programa. Como fontes de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação não-participante de atividades coletivas de práticas corporais, e documentos/materiais produzidos pelos participantes. Os dados foram analisados por meio de codificação aberta, axial e seletiva, utilizando-se o método da comparação constante. Obteve-se como resultados três temas explicativos sobre os modos como os profissionais de educação física trabalhavam com adultos e idosos na promoção da saúde, a saber: adotando uma visão holística de saúde, servindo como um recurso de saúde e promovendo novos recursos de saúde. Essas práticas incluíam atitudes de cuidado, como ouvir cuidadosamente os adultos e idosos, mostrando atenção e responsividade a eles. Além disso, uma descoberta importante indicou que os profissionais de educação física serviram como recursos de saúde em si mesmos e em suas práticas pedagógicas, as quais os adultos e idosos aprenderam a recorrer para lidar com as situações da vida e vivenciar a produção de saúde. Pode-se concluir que os profissionais de educação física nos quatro programas demonstraram que foram capazes de ir além de uma abordagem de saúde exclusivamente biomédica e enfocaram fatores salutares que possibilitaram a promoção da saúde através do desenvolvimento de uma combinação de práticas pedagógicas consistentes com a salutogênese.