Práticas Psicopedagógicas: Treino Para Inclusão, Movimento, Esporte e Vida
Por Mariana França Machado (Autor), Jéssica Fraga Dalgobbo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de um recorte do projeto em andamento intitulado “TIMEV: Treino para inclusão, movimento, esporte e vida” que ocorre na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória – APAE, financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (Termo de Fomento 77/2017). Tendo em vista a prerrogativa institucional de inclusão das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e/ou autismo na sociedade, a Apae de Vitória oferece atendimentos especializados e oficinas a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de promover autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias (FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAE, 2003). A atenção às necessidades básicas e apoio às crianças e adolescentes com deficiência no que diz respeito às atividades físicas, esportes, jogos e recreação, deve ser abordada em seus aspectos biopsicossociais, através de atividades práticas e lúdicas. Trabalhar as capacidades sensório-motoras e cognitivas remanescentes nestes indivíduos através da prática proposta, ativa suas condições orgânicas, assim como propicia uma melhor qualidade de vida. A proposta deste projeto não é trabalhar o esporte como forma de treinamento para competição e sim trabalhar uma iniciação pré-desportiva, de forma lúdica e recreativa, para um melhor desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivo e social das crianças/adolescentes.