Práticas de Redução de Massa Corporal em Judocas nos Períodos Pré-competitivos
Por Sabrina Pinheiro Fabrina (Autor), Ciro José Brito (Autor), Edmar Lacerda Mendes (Autor), Cephora Maria Sabarense (Autor), João Carlos Bouzas Marins (Autor), Emerson Franchini (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 24, n 2, 2010. Da página 165 a 177
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar, em judocas, os procedimentos adotados para a redução da massa corporal em períodos próximos às competições e discuti-los frente à literatura. Participaram deste estudo 105 do sexo masculino pertencentes às classes júnior e sênior (idade média de 21,5 ± 8,0 anos). De acordo com os resultados, 73,6% dos atletas desenvolveram estratégias de redução de massa corporal em períodos pré-competitivos, e os métodos mais utilizados por eles foram: aumento do número de atividades físicas além das habituais (76,1%), restrição calórica (59,8%), redução de carboidratos (32,6%) e restrição de líquidos (20,7%). Em valores absolutos, os judocas masculinos reduzem significativamente mais (p < 0,05) a massa corporal em relação às mulheres (4,5 ± 3,5 e 1,7 ± 0,8 kg, respectivamente). As mulheres iniciam com maior antecedência à competição (p < 0,05) a redução da massa corporal (14 ± 6 e 19 ± 7 dias, respectivamente). Pode-se inferir que a maioria dos judocas adota estratégias de redução aguda de massa corporal em períodos que antecedem as competições, o que pode resultar na queda do rendimento.