Sobre
Os autores, com grande experiência no ensino da Educação Física, relacionam os fundamentos teóricos de planejamento, currículo e unidade didática com a prática pedagógica do esporte educacional, a partir de experiências efetivadas e com resultados concretos. Relatam diversas possibilidades pedagógicas para o ensino qualificado do esporte a todos, abordando-o além da perspectiva de aprender o esporte com fim nele mesmo, ampliando os objetivos para autonomia, protagonismo, inclusão social, saúde e cidadania, com o desenvolvimento de competências para além das necessárias aos praticantes de esportes. Os conceitos relativos ao planejamento pedagógico são esclarecidos de forma clara e objetiva, definindo objetivos e expectativas de aprendizagem, conteúdos, estratégias e avaliação, exemplificados dentro do esporte e da Educação Física, demonstrando a importância de planejar e refletir sobre a prática pedagógica para a Educação Física alcançar a valorização e a legitimação da sociedade. Nas unidades didáticas desenvolvidas nos Núcleos Esportivos Sócio-Educativos (NESEs), apresentadas como exemplos de prática reflexiva do processo de ensino e aprendizagem, é possível analisar a abordagem e o desenvolvimento dos conteúdos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, bem como verificar a relevância e a necessidade da coerência e da inter-relação entre as expectativas de aprendizagem e os indicadores e os instrumentos de avaliação. A grande contribuição à Educação Física é a concretização das teorias de planejamento pedagógico em unidades didáticas, nas aulas realizadas com alunos reais, desenvolvidas, avaliadas e com resultados efetivos do processo educacional mais amplo.