Resumo

A proporção da população mundial com 60 anos ou mais está aumentando rapidamente. No entanto, vidas mais longas não significam necessariamente vidas mais saudáveis. Assim, faz-se necessário um maior conhecimento sobre como promover saúde. De que forma a Educação Física (EF) pode contribuir e responder a essa situação? Está bem estabelecido na literatura como o exercício previne doenças crônicas. No entanto, falta conhecimento sobre como a EF pode contribuir para a promoção da saúde. Nesse contexto, o presente estudo foi delineado para abordar o tópico de como os profissionais de EF poderiam ajudar idosos a desenvolver sua saúde e vivenciar positivamente o envelhecimento. O objetivo foi investigar as práticas adotadas por profissionais de EF para oferecer práticas corporais para idosos em situações de desvantagem em programas de promoção da saúde e entender os processos de desenvolvimento de saúde que os idosos experimentaram e perceberam como relacionados à sua participação nas práticas corporais. O estudo se fundamentou na salutogênese, uma teoria para a promoção da saúde proposta pelo sociólogo Aaron Antonovsky. Juntamente com essa perspectiva teórica, a investigação se baseou nas noções de práticas corporais e pedagogia. O estudo foi conduzido por meio da abordagem qualitativa e do método da teoria fundamentada nos dados. A amostragem teórica norteou a inclusão de quatro programas de promoção da saúde, localizados nas regiões sudeste e sul do Brasil. Participaram seis profissionais de EF, três coordenadores de centros de saúde e 34 idosos vinculados aos programas. Os dados foram gerados através do trabalho de campo condensado, com a realização de visitas a cada local em um curto período de três dias. As fontes de dados incluíram entrevistas, observação não participante de 34 sessões de práticas corporais e documentos. A análise dos dados foi realizada pelo método da comparação constante, envolvendo codificação inicial e focada. O software qualitativo de análise de dados NVivo 12 da QSR International foi usado para auxiliar o gerenciamento de dados e o trabalho analítico. Os resultados indicaram que os profissionais de EF se envolveram em uma série de práticas consideradas consistentes com as práticas salutogênicas e pedagógicas: visão ampliada de saúde, ética do cuidado, cuidado holístico e abordagem baseada na comunidade. Essas práticas foram relacionadas a dois principais processos de desenvolvimento de saúde vivenciados pelos idosos: o desenvolvimento de recursos de resistência generalizada em múltiplas dimensões (cognitiva, social, emocional, física) e o fortalecimento dos componentes do sentido de coerência (capacidade de compreensão, capacidade de gerenciamento e capacidade de investimento). Em conclusão, as práticas corporais serviram como um recurso que ajudou os idosos a perceberem suas vidas como compreensíveis, gerenciáveis e significativas. Este estudo sugere que a EF poderia ampliar e maximizar sua contribuição para a promoção da saúde de idosos através da criação de comunidades de movimento, facilitando encontros e conectando pessoas por meio do movimento. Intervenções e iniciativas futuras de promoção da saúde poderiam incorporar práticas pedagógicas informadas pela salutogênese como uma possibilidade de ir além de uma visão patogênica da saúde e permitir que os participantes tenham experiências corporais significativas de cuidado holístico, em direção ao cultivo da vida.

8. REFERENCES
ALVES, F. S.; CARVALHO, Y. M. Práticas corporais e grande saúde: Um encontro possível. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 4, p. 229–244, 2010.
ANDERSEN, L. B.; MOTA, J.; PIETRO, L. Update on the global pandemic of physical inactivity We thank Pedro C Hallal and Ding Ding for devising and leading this second Series. The Lancet, [s. l.], v.
388, p. 1255–1256, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736>. Acesso em: 30 out. 2018.
ANDRADE, D. R. et al. Formação do bacharel em educação física frente a situação de saúde no Brasil. In: BENEDETTI, T. R. B. et al. (Eds.). A formação do profissional de educação física para o setor saúde. Florianópolis: Postmix, 2014. p. 87–107.
ANJOS, T. C. Dos; DUARTE, A. C. G. de O. A Educação Física e a estratégia de saúde da família: formação e atuação profissional. Physis: Revista de Saúde Coletiva, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 1127–1144, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
73312009000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 10 nov. 2016.
ANTONOVSKY, A. Health, stress and coping. London: Jossey-Bass, 1979.
ANTONOVSKY, A. Unravelling the mystery of health: how people manage stress and stay well.
San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1987.
ANTONOVSKY, A. The salutogenic model as a theory to guide health promotion 1. Health
Promotion International, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 11–18, 1996.
ARMOUR, K. Sport pedagogy: an introduction for teaching and coaching. Pearson: Harlow, 2011.
ARMOUR, K.; HARRIS, J. Making the Case for Developing New PE-for-Health Pedagogies. Quest, [s. l.], v. 65, n. 2, p. 201–219, 2013.
AYRES, J. R. de C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e sociedade, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 16–29, 2004.
BAGRICHEVSKY, M. et al. A saúde em debate na educação física - volume 2. Blumenau (SC): Nova Letra, 2006.
BAGRICHEVSKY, M. et al. Desigualdades sociais em saúde e práticas corporais: um exercício singular de análise. Saúde e Sociedade, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 497–510, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
12902013000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 nov. 2016.
BAGRICHEVSKY, M.; ESTEVÃO, A. Perspectivas para a formação profissional em educação física: o. Arquivos em movimento, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 128–143, 2008.
BAKER, J. et al. Sport participation and positive development in older persons. Eur Rev Aging Phys Act, [s. l.], v. 7, p. 3–12, 2010. Disponível em:
<https://eurapa.biomedcentral.com/track/pdf/10.1007/s11556-009-0054-9>. Acesso em: 30 ago. 2019.
BARBIC, S. P.; BARTLETT, S. J.; MAYO, N. E. Emotional Vitality: Concept of Importance for Rehabilitation. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, [s. l.], v. 94, p. 1547–54, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.apmr.2012.11.045>. Acesso em: 24 maio. 2019. 190
BARBOSA, K. T. F. et al. Aging and individual vulnerability: a panorama of older adults attended by
the family health strategy. Texto Contexto Enfermagem, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 1–10, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002700015>. Acesso em: 28 jun. 2019.
BAUER, G. F. et al. Future directions for the concept of salutogenesis: a position article. Health Promotion International, [s. l.], p. 1–9, 2019. Disponível em:
<https://www.salutogenesi.org/images/PDF/Future_directions_for_the_concept_of_salutogenesis_A_position_article.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2019.
BERNSTEIN, B. Research and Language of Description. In: Pedagogy, symbolic control andidentity: theory, research, critique. 2.ed.rev. ed. Lanham: Rowman & Littlefield, 2000. p. 133–144.
BLAIR, S. N. Physical inactivity: the biggest public health problem of the 21st Century. British Journal of Sports Medicine, [s. l.], v. 43, n. 1, p. 1–2, 2009. Disponível em:
<http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S144024400770066X>
BRACHT, V. Educação Física e Saúde Coletiva: reflexões pedagógicas. In: FRAGA, A. B.;
CARVALHO, Y. M.; GOMES, I. M. (Ed.). As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 178–197.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS. CNES. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. 2018. Disponível em: <http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Unidade.asp?VEstado=00>.
Acesso em: 26 out. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Núcleo
Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB). 2018. Disponível em:
<http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_nasf.php>. Acesso em: 26 out. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE.
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Política Nacional de Atenção Básica [National
Primary Health Care Policy]. Brasília: Ministry of Health, 2006.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE.
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Política Nacional de Atenção Básica [National
Primary Health Care Policy]. 2.ed.rev. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_basica.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no  1.893, de 15 de outubro de 2001. Instituir o Programa de Promoção da Atividade Física, a ser coordenado pela Secretaria de Políticas de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, [s. l.], 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Promoção da Saúde [National Policy of Health Promotion]. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. a.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no
 399, de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto
pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, [s. l.], 2006. b.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no
 154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de
Apoio à Saúde da Família – NASF. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Brasília, v. 43, n.
Seção 1, p. fls.38-42, 2008.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em:
191
<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos%7B_%7Dab/abcad27.pdf>
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria No
 719, de 7 de Abril de 2011. Institui o Programa
Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, [s.l.], p. 5–7, 2011. Disponível em:
<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0719_07_04_2011.html>
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no
 2.681, de 7 de novembro de 2013. Redefine o
Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União,
Brasília, DF, [s. l.], p. 114, 2013. a. Disponível em: <http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13356>
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Glossário Temático: promoção da saúde. Brasília: Ministério
da Saúde, 2013. b.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: revisão da Portaria MS/GM no
 687, de 30 de março de 2006. [National Health Promotion Policy:
PNPS/Brazil: revision of the MS/GM Ordinance no  687, March 30th, 2006]. 2.ed.rev. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no
 1.707, de 23 de setembro de 2016. Redefine as
regras e os critérios referentes aos incentivos financeiros de investimento para construção de polos; unifica o repasse do incentivo financeiro de custeio por meio do Piso Variável da Atenção Básic.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, [s. l.], v. Seção 1, n. 185. 26 de setembro de 2016., p. 36, 2016.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no  2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, [s. l.], 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização. [National Policy of
Humanisation]. Brasília. Disponível em:
<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estratégia Saúde da Família (ESF). [s.d.]. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/saude-da-familia/sobre-o-programa>. Acesso em: 4 set. 2019.
BRASIL. Lei no  8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. [s. l.], 1990.
BRASIL. Resolução no  218, de 6 de março de 1997. Regulamentação das profissões de saúde., Conselho Nacional de Saúde, 1997.
BRASIL. Resolução No  287 De 08 De Outubro De 1998. Regulaciona as profissões de saúde., Conselho Nacional de Saúde 1998. Disponível em:
<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1998/res0287_08_10_1998.html>
BRASIL. Lei no
 12.864, de 24 de setembro de 2013. Altera o caput do art. 3o da Lei no 8.080, de 19
de setembro de 1990, incluindo a atividade física como fator determinante e condicionante da saúde.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, [s. l.], 2013. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12864.htm>. Acesso em: 3 out.
2018.
192
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: Ministry of
Health, 2002. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf>.
Acesso em: 8 out. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim 01 do NASF. [s. l.], 2015. Disponível em:
<http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/boletim_nasf_forum_ab.pdf>. Acesso em: 2
out. 2018.
BREHM, W. et al. Health promotion by means of health sport - A framework and a controlled
intervention study with sedentary adults. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports,
[s. l.], v. 15, n. 1, p. 13–20, 2005.
BRUGNEROTTO, F.; SIMÕES, R. Caracterização dos currículos de formação profissional em
Educação Física: um enfoque sobre saúde. Revista de Saúde Coletiva, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 149–172,
2009.
BUCKLEY, C.; WARING, M. The evolving nature of grounded theory: experiential reflections on the
potential of the method for analysing children’s attitudes towards physical activity. International
Journal of Social Research Methodology, [s. l.], v. 12, n. 4, p. 317–334, 2009. Disponível em:
<http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13645570802221198>. Acesso em: 8 set. 2018.
BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência e saúde coletiva, [s. l.], v. 5, n. 1, p.
163–177, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v5n1/7087.pdf>. Acesso em: 4 jul.
2017.
BUSS, P. M. Um introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C.
M. (Eds.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2nd. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz,
2009. p. 19–42.
CALE, L.; HARRIS, J. Learning about health through physical education and youth sport. In:
ARMOUR, K. M. (Ed.). Sport pedagogy: an introduction for teaching and coaching. Pearson:
Harlow, 2011. p. 53–64.
CAMPOS, G. W. de S. et al. A aplicação da metodologia Paideia no apoio institucional, no apoio
matricial e na clínica ampliada. Interface: Communication, Health, Education, [s. l.], v. 18, p. 983–
995, 2014.
CAMPOS, G. W. de S.; BARROS, R. B. De; CASTRO, A. M. De. Evaluation of national policy of
health promotion. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 745–749, 2004.
CARVALHO, M. N. De et al. Necessidade e dinâmica da força de trabalho na Atenção Básica de
Saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 295–302, 2018. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
81232018000100295&lng=pt&tlng=pt>
CARVALHO, Y. M. De. O mito atividade física/saúde. 1993. Unicamp, [s. l.], 1993.
CARVALHO, Y. M. De. Atividade Física E Saúde: Onde Está E Quem É O “Sujeito” Da Relação?
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 9–21, 2001. Disponível em:
<http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/409>
CARVALHO, Y. M. De. Saúde, sociedade e vida. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s. l.],
v. 27, n. 3, p. 153–168, 2006. a.
CARVALHO, Y. M. De; FABIANA F. FREITAS. Atividade física, saúde e comunidade. Cadernos
Saúde Coletiva, v. 14, n. 3, p. 489–506, 2006.
193
CARVALHO, J. B. et al. Motivação na prática de atividade física para idosos participantes do
programa vida saudável em Parintins/AM. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, n. 2, p.
135–142, 2016.
CARVALHO, Y. M. Promoção da saúde, práticas corporais e atenção básica. Revista Brasileira
Saúde da Família, [s. l.], n. 11, p. 33–45, 2006. b.
CASPERSEN, C. J.; POWELL, K. E.; CHRISTENSON, G. M. Physical Activity, Exercise, and
Physical Fitness: Definitions and Distinctions for Health-Related Research. Public Health Reports,
[s. l.], v. 100, n. 2, p. 126–131, 1985.
CASTELLI, D. M.; CARSON, R. L.; KULINNA, P. H. Special Issue: Comprehensive School
Physical Activity Programs. Journal of Teaching in Physical Education, v. 33, n. 4, p. 435–439,
2014.
CECCIM, R. B.; MERHY, E. E. Um agir micropolítico e pedagógico intenso: A humanização entre
laços e perspectivas. Interface: Communication, Health, Education, v. 13, n. SUPPL. 1, p. 531–
542, 2009.
CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis.
London: Sage Publications, 2006.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOGISTAS. 70% dos brasileiros não possuem
plano de saúde particular, mostram SPC Brasil e CNDL – CNDL. 2018. Disponível em:
<http://site.cndl.org.br/70-dos-brasileiros-nao-possuem-plano-de-saude-particular-mostram-spc-brasile-cndl/>. Acesso em: 25 out. 2018.
CORBIN, J.; STRAUSS, A. Basics of qualitative research: Techniques and Procedures for
Developing Grounded Theory. 4th ed. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2015.
CORREIA, E. S. Corpo, produção do comum e a potência de movimento: contribuições de
Spinoza e Deleuze para o teorizar em Educação Física. 2017. Dissertação (mestrado). Centro de
Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, 2017.
COSTA, L. C. et al. Formação profissional e produtividade em saúde coletiva do profissional de
educação física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 107–113,
2012.
CRESWELL, J. W. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five
Approaches. 2nd. ed. London: Sage Publications, 2007.
CRONE, D.; SMITH, A.; GOUGH, B. “I feel totally at one, totally alive and totally happy”: a psychosocial explanation of the physical activity and mental health relationship. Health Education
Research: Theory and practice, v. 20, n. 5, p. 600–611, 2005.
CULLEN, J. et al. Breast Cancer Treatment in Older Women: Does Getting What You Want Improve
Your Long-Term Body Image and Mental Health? Article in Journal of Clinical Oncology, v. 22, p.
4002–4009, 2004.
CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA,
D.; FREITAS, C. M. (Eds.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2nd. ed. Rio de
Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 43–58.
DAMICO, J. G. S.; KNUTH, A. G. O des(encontro) das práticas corporais e atividade física:
Hibridizações e borramentos no campo da saúde. Movimento, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 329–350, 2014.
194
SOUZA ANDRADE, A. C. et al. Neighborhood-based physical activity differences: Evaluation of the
effect of health promotion program. PLoS ONE, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 1–13, 2018.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage handbook of qualitative research. 4th ed. ed. Thousand
Oaks: Sage Publications, 2011.
DIONIGI, R. A Leisure Pursuit that “Goes Against the Grain”: Older People and Competitive Sport.
Annals of Leisure Research , [s. l.], v. 8, n. 1, p. 1–22, 2005.
DIONIGI, R. Competitive Sport and Aging: The Need for Qualitative Sociological Research. Journal
of Aging and Physical Activity, [s. l.], v. 14, p. 365–379, 2006.
DUDLEY, D.; GOODYEAR, V.; BAXTER, D. Quality and Health-Optimizing Physical Education:
Using Assessment at the Health and Education Nexus. Journal of Teaching in Physical Education,
[s. l.], v. 35, n. 4, p. 324–336, 2016. Disponível em:
<http://journals.humankinetics.com/doi/10.1123/jtpe.2016-0075>
ERICSON, H. et al. Health resources, ageing and physical activity: a study of physically active
women aged 69–75 years. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, [s. l.], v. 10, n. 2, p.
206–222, 2017. Disponível em: <http://doi.org/10.1080/2159676X.2017.1393453>
ERIKSSON, M.; LINDSTRÖM, B. Bringing it all together: The salutogenic response to some of the
most pertinent public health dilemmas. In: MORGAN, A.; ZIGLIO, E.; DAVIES, M. (Eds.). Health
assets in a global context: Theory, methods, action. New York: Springer, 2010. p. 338–351.
ERWIN, H. et al. Comprehensive School-Based Physical Activity Promotion: A Review. Quest, [s.
l.], v. 65, n. 4, p. 412–428, 2013.
FALCI, D. M.; BELISÁRIO, S. A. A inserção do profissional de educação física na atenção primária à
saúde e os desafios em sua formação. Interface: Communication, Health, Education, [s. l.], v. 17, n.
47, p. 885–899, 2013.
FEDERICI, C. A. G. et al. Espinosa, Alegria E Conhecimento Em Educação Física. Pensar a Prática,
[s. l.], v. 17, n. 1, p. 26–38, 2014.
FERREIRA, H. J.; KIRK, D.; DRIGO, A. J. Physical Education curriculum response to national health
policy in Brazil. In: SCOTTISH EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION CONFERENCE
PROCEEDINGS 2017, Ayr. Anais... Ayr: University of West Scotland, 2017.
FLICK, U. Uma introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. [s.l.] : Penso,
2013.
FRAGA, A. B. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado de vida ativa.
Campinas: Autores Associados, 2006.
FRAGA, A. B. et al. Significados de atividade física e saúde em caminhantes: das camadas
metodológicas à construção de uma agenda analítica. In: FRAGA, A. B.; WACHS, F. (Eds.).
Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto
Alegre: UFRGS, 2007. p. 113–125.
FRAGA, A. B.; CARVALHO, Y. M.; GOMES, I. M. As práticas corporais no campo da saúde. In:
FRAGA, A. B.; CARVALHO, Y. M.; GOMES, I. M. (Eds.). As práticas corporais no campo da
saúde. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 11–22.
FRAGA, A. B.; WACHS, F. Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas
de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
195
FREITAS, F. F. De; CARVALHO, Y. M. De; MENDES, V. M. Educação física e saúde:
aproximações com a “Clínica Ampliada”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s. l.], v. 35, n.
3, p. 639–656, 2013. a.
FREITAS, F. F.; CARVALHO, Y. M.; MENDES, V. M. Educação Física e saúde: aproximações com
a “clínica ampliada”. Revista Brasileira de Ciencias do Esporte, [s. l.], v. 35, n. 3, p. 639–656, 2013.
b.
GALVANESE, A. T. C. Corporeidade nos grupos de práticas integrativas corporais e
meditativas na rede pública de atenção primária à saúde da região oeste do município de São
Paulo. 2017. Tese (Doutorado). Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, [s. l.], 2017.
GALVANESE, A. T. C.; BARROS, N. F. De; D’OLIVEIRA, A. F. P. L. Contribuições e desafios das
práticas corporais e meditativas à promoção da saúde na rede pública de atenção primária do
Município de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 33, n. 12, p. 1–13, 2017.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
311X2017001205001&lng=pt&tlng=pt>
GANO-OVERWAY, L. A. Exploring the connections between caring and social behaviors in Physical
Education. Research Quarterly for Exercise and Sport, [s. l.], v. 84, n. 1, p. 104–114, 2013.
Disponível em: <https://www.tandfonline.com/action/journalInformation?journalCode=urqe20>.
Acesso em: 27 jun. 2019.
GEREZ, A. G. A prática pedagógica em Educação Física para idosos e a educação em saúde na
perspectiva da promoção da saúde: um olhar sobre o projeto sênior para a vida ativa - USJT.
2006. Universidade São Judas Tadeu, [s. l.], 2006.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GILLEN, M. M. Associations between positive body image and indicators of men’s and women’s
mental and physical health. Body Image, [s. l.], v. 13, p. 67–74, 2015. Disponível em:
<https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1740144515000030>. Acesso em: 21 maio.
2019.
GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of Grounded Theory. New Brunswick: Aldine,
1967. Disponível em: <http://www.sxf.uevora.pt/wp-content/uploads/2013/03/Glaser_1967.pdf>.
Acesso em: 10 set. 2018.
GOMES, G. A. de O. et al. Characteristics of physical activity programs in the Brazilian primary
health care system. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 30, n. 10, p. 2155–2168, 2014. Disponível
em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
311X2014001102155&lng=en&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 9 nov. 2016.
GOMES, I. M.; PICH, S.; VAZ, A. F. Sobre algumas vicissitudes da noção de saúde na sociedade dos
consumidores. [s. l.], p. 137–151, 2006.
GRANT, B. “Against the grain”: Over 75 years and joining a community exercise programme.
Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 1–14, 2012.
GRAY, D. Doing research in the real world. 3 ed. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014.
GROGAN, S. Body Image and Health : Contemporary Perspectives. J Health Psychol, [s. l.], 2006.
Disponível em:
<http://hpq.sagepub.com/http://hpq.sagepub.com/content/11/4/523http://www.sagepublications.com>.
Acesso em: 21 maio. 2019.
196
GRUNDY, E. Ageing and vulnerable elderly people : European perspectives. Ageing and Society, [s.
l.], v. 26, p. 105–134, 2006. Disponível em: <http://journals.cambridge.org>. Acesso em: 28 jun. 2019.
GUARDA, F. R. B. Da et al. Intervenção do profissional de educação física: formação, perfil e
competências para atuar no Programa Academia da Saúde. Revista Pan-Amazônica de Saúde, [s. l.],
v. 5, n. 4, p. 63–74, 2014. Disponível em:
<http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-
62232014000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en>
GUBA, E. G. The Paradigm dialog. [s.l.] : Sage Publications, 1990. Disponível em:
<https://books.google.com.br/books?id=n1ypH-OeV94C&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 4 set. 2018.
HAAG, H. Research in “Sport Pedagogy”: one field of theoretical study in the Science of Sport.
International Review of Education, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 5–16, 1989. Disponível em:
<https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2FBF00597680.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
HAERENS, L. et al. Toward the Development of a Pedagogical Model for Health-Based Physical
Education. Quest, [s. l.], v. 63, n. 3, p. 321–338, 2011.
HARDY, S.; GROGAN, S. Preventing Disability through Exercise. Journal of Health Psychology,
[s. l.], v. 14, n. 7, p. 1036–1046, 2009. Disponível em:
<http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1359105309342298>. Acesso em: 6 set. 2018.
HARLEY, A. E. et al. Developing Long-Term Physical Activity Participation: A Grounded Theory
Study With African American Women. Health Education & Behavior, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 97–112,
2009. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1090198107306434>. Acesso em: 8
set. 2018.
HASKELL, W. L. et al. Physical Activity and Public Health: updated recommendation for adults from
the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Circulation, [s. l.], v.
116, p. 1081–1093, 2007. Disponível em: <https://insights.ovid.com/crossref?an=00005768-
200708000-00027>
HELD, V. The ethics of care: personal, political, and global. [s.l: s.n.].
HENDERSON, H. et al. The ‘wild and woolly’ world of exercise referral schemes: contested
interpretations of an exercise as medicine programme. Qualitative Research in Sport, Exercise and
Health, [s. l.], v. 6778, n. December, p. 1–19, 2017. Disponível em:
<https://doi.org/10.1080/2159676X.2017.1352018>
HEO, J. et al. Promoting Successful Aging Through Competitive Sports Participation: Insights From
Older Adults. Qualitative Health Research, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 105–113, 2013. Disponível em:
<https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1049732312457247?casa_token=DuCU8f540msAAA
AA:Y2uC9OsrtQFaM4BFrFbKpLJvsld3zMWS4mMN9dxhj799qCTKqg_V1WsWqRzNFKK1aAq3_
yoLhBM-9Q>. Acesso em: 30 ago. 2019.
HEWITT, J. P. The social construction of self-esteem. In: C. R., S.; LOPEZ, S. J. (Eds.). Handbook
of Positive Pshychology. [s.l.] : Oxford University Press, 2002. p. 135–147.
HUNTER, A. et al. Navigating the grounded theory terrain. Part 1. Nurse Researcher, [s. l.], v. 18, n.
4, p. 6–11, 2011.
HWANG, J. et al. Loneliness and social isolation among older adults in a community exercise
program: a qualitative study Loneliness and social isolation among older adults in a community
exercise program: a qualitative study. Aging and Mental Health, [s. l.], v. 23, n. 6, p. 736–742, 2019.
197
Disponível em: <https://doi.org/10.1080/13607863.2018.1450835>. Acesso em: 3 jul. 2019.
IBGE. Cidades. 2018. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 17 set. 2018.
IDAN, O.; ERIKSSON, M.; AL-YAGON, M. The Salutogenic Model: The Role of Generalized
Resistance Resources. In: MITTELMARK, M. B. S. S. et al. (Eds.). The handbook of Salutogenesis.
New York: Springer, 2017. p. 57–70.
JACHYRA, P.; GIBSON, B. E. Boys, Transitions, and Physical (In)activity: Exploring the SocioBehavioural Mediators of Participation. Physiotherapy Canada, [s. l.], v. 68, n. 1, p. 81–89, 2016.
Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27504052>. Acesso em: 8 set. 2018.
JETTE, S.; VERTINSKY, P. “Exercise is medicine”: Understanding the exercise beliefs and practices
of older Chinese women immigrants in British Columbia, Canada. Journal of Aging Studies, [s. l.], v.
25, n. 3, p. 272–284, 2011.
JOSEPH, D.; SOUTHCOTT, J. Meanings of leisure for older people: an Australian study of line
dancing. Leisure Studies , [s. l.], v. 38, n. 1, p. 74–87, 2018. Disponível em:
<https://www.tandfonline.com/action/journalInformation?journalCode=rlst20>. Acesso em: 3 jul.
2019.
KAHLMEIER, S. et al. National physical activity recommendations: Systematic overview and
analysis of the situation in European countries. BMC Public Health, [s. l.], v. 15, n. 1, 2015.
Disponível em: <???>
KAWACHI, I.; BERKMAN, L. F. Social ties and mental health. Journal of Urban Health, [s. l.], v.
78, n. 3, p. 458–467, 2001.
KERNER, C.; HAERENS, L.; KIRK, D. Understanding body image in physical education: Current
knowledge and future directions. European Physical Education Review, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 255–
265, 2018.
KIRK, D. The “obesity crisis” and school physical education. Sport, Education and Society, [s. l.], v.
11, n. 2, p. 121–133, 2006.
KIRK, D. Educational Value and Models-Based Practice in Physical Education. Educational
Philosophy and Theory, [s. l.], v. 45, n. 9, p. 973–986, 2013.
KIRK, D. Precarity , Critical Pedagogy and Physical Education. London: Routledge, 2020.
KIRK, D.; HAERENS, L. New research programmes in physical education and sport pedagogy. [s. l.],
2014. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/loi/cses20>. Acesso em: 4 maio. 2017.
KIRK, D.; MACDONALD, D.; O´SULLIVAN, M. The Handbook of Physical Education. London:
Sage Publications, 2006.
KOELEN, M.; ERIKSSON, M.; CATTAN, M. Older People, Sense of Coherence and Community. In:
MITTELMARK, M. B. S. S. et al. (Eds.). The handbook of Salutogenesis. New York: Springer,
2017. p. 137–152.
KOHL, H. W. et al. The pandemic of physical inactivity: Global action for public health. The Lancet,
[s. l.], v. 380, n. 9838, p. 294–305, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/S0140-
6736(12)60898-8>
KOMATSU, H. et al. Regular group exercise contributes to balanced health in older adults in Japan: a
qualitative study. BMC Geriatrics, [s. l.], v. 17, n. 190, p. 1–9, 2017. Disponível em:
198
<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5567431/pdf/12877_2017_Article_584.pdf>.
Acesso em: 8 set. 2018.
KUNZ, E. “Ministério da saúde adverte: viver é prejudicial à saúde”. In: BAGRICHEVSKY, M.;
ESTEVÃO, A.; PALMA, A. (Eds.). A saúde em debate na Educação Física. Volume 3. Ilhéus:
Editus, 2007. p. 173–186.
LAIRD, Y.; FAWKNER, S.; NIVEN, A. A grounded theory of how social support influences physical
activity in adolescent girls. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being,
[s. l.], v. 13, n. 1, p. 1435099, 2018. Disponível em:
<https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17482631.2018.1435099>. Acesso em: 8 set. 2018.
LARSON, A. Student perception of caring teaching in physical education. Sport, Education and
Society, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 337–352, 2006.
LARSON, A.; SILVERMAN, S. J. Rationales and practices used by caring physical education
teachers. Sport, Education and Society , [s. l.], v. 10, n. 2, p. 175–193, 2005. Disponível em:
<https://www.tandfonline.com/action/journalInformation?journalCode=cses20>. Acesso em: 27 jun.
2019.
LAVERACK, G.; LABONTE, R. A planning framework for community empowerment goals within
health promotion. Health policy and planning, [s. l.], v. 15, n. 3, p. 255–62, 2000. Disponível em:
<http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11012399>
LAZZAROTTI FILHO, A. et al. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua
repercussão no campo da Educação Física. Movimento, [s. l.], v. 16, n. 01, p. 11–29, 2010. Disponível
em: <http://www.redalyc.org/pdf/1153/115312527002.pdf>. Acesso em: 21 set. 2018.
LEE, I.-M. et al. Impact of Physical Inactivity on the World’s Major Non-Communicable Diseases.
Lancet, [s. l.], v. 380, n. 9838, p. 219–229, 2012. Disponível em:
<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3645500/pdf/nihms385288.pdf>. Acesso em: 2 set.
2019.
LINCOLN, Y. S. The making of a constructivist: a remembrance of transformations past. In: GUBA,
E. (Ed.). The paradigm dialog. Newbury Park: Sage Publications, 1990. p. 67–87.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Newbury Park: SAGE Publications, 1985.
LINCOLN, Y. S.; LYNHAM, S. A.; GUBA, E. G. Paradigmatic controversies, contradictions, and
emerging confluences, revisited. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). The SAGE Handbook
of Qualitative Research in Psychology. 4th ed. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2011. p. 97–
128.
LUGUETTI, C. N. Moving to what is to what might be: developing a prototype pedagogical
model of sport addressed to boys from socially vulnerable backgrounds in Brazil. 2014. Tese
(Doutorado). Universidade de São Paulo, 2014.
LYON, A. T. C.; NEVILLE, R. D.; ARMOUR, K. M. The Role of Fitness Professionals in Public
Health: A Review of the Literature. Quest, [s. l.], v. 69, n. 3, p. 313–330, 2017. Disponível em:
<https://doi.org/10.1080/00336297.2016.1224193>
MANSFIELD, L.; RICH, E. Public health pedagogy, border crossings and physical activity at every
size. Critical Public Health, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 356–370, 2013.
MARTINEZ, J. F. N. et al. Práticas corporais e SUS: tensões teóricas e práticas. In: FRAGA, A. B.;
CARVALHO, Y. M.; GOMES, I. M. (Eds.). As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo:
199
Hucitec, 2013.
MCCAUGHTRY, N.; ROVEGNO, I. Meaning and movement: Exploring the deep connections to
education. Studies in Philosophy and Education, [s. l.], v. 20, n. 6, p. 489–505, 2001.
MCCUAIG, L.; QUENNERSTEDT, M. Health by stealth – exploring the sociocultural dimensions of
salutogenesis for sport, health and physical education research. Sport, Education and Society, [s. l.],
v. 23, n. 2, p. 111–122, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2016.1151779>
MCCUAIG, L.; QUENNERSTEDT, M. Unpacking the analytic and pedagogical potential of the
salutogenic concept Sense of Coherence for HPE. In: AIESEP 2019, Garden City, New York. Anais...
Garden City, New York
MCCUAIG, L.; QUENNERSTEDT, M.; MACDONALD, D. A salutogenic, strengths-based approach
as a theory to guide hpe curriculum change. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical
Education, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 109–125, 2013.
MCEVOY, L.; DUFFY, A. Holistic practice – A concept analysis. Nurse Education in Practice, [s.
l.], v. 8, n. 6, p. 412–419, 2008.
MCKENZIE, T. L.; LOUNSBERY, M. A. F. School Physical Education: The Pill Not Taken.
American Journal of Lifestyle Medicine, [s. l.], v. 3, n. 3, p. 219–225, 2009.
MCKENZIE, T. L.; LOUNSBERY, M. A. F. Physical Education Teacher Effectiveness in a Public
Health Context. Research Quarterly for Exercise and Sport, [s. l.], v. 84, n. 4, p. 419–430, 2013.
Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02701367.2013.844025>
MCKENZIE, T. L.; LOUNSBERY, M. A. F. The Pill Not Taken: Revisiting Physical Education
Teacher Effectiveness in a Public Health Context, Taylor & Francis, 2014. Disponível em:
<http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02701367.2014.931203>
MCKENZIE, T. L.; SALLIS, J. F.; ROSENGARD, P. The SPARK Programs : A Public Health Model
of Physical Education Research and Dissemination. Journal of Teaching in Physical Education, [s.
l.], v. 35, p. 381–389, 2016.
MENDES, V. M.; CARVALHO, Y. M. Sem começo e sem fim... com as práticas corporais e a clínica
ampliada. Interface - Comunic, Saúde, Educ, [s. l.], v. 19, n. 54, p. 606–613, 2015.
MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 4th. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
METZLER, M. Instructional models for physical education. 3rd. ed. Scottsdale: Holcomb
Hathaway, 2011.
METZLER, M. W. et al. Health Optimizing Physical Education (HOPE): A New Curriculum for
School Programs—Part 2: Teacher Knowledge and Collaboration. Journal of Physical Education,
Recreation & Dance, [s. l.], v. 84, n. 5, p. 25–34, 2013. a.
METZLER, M. W. et al. Health Optimizing Physical Education (HOPE): A New Curriculum for
School Programs—Part 1: Establishing the need and describing the model. Journal of Physical
Education, Recreation & Dance, [s. l.], v. 84, n. 5, p. 25–34, 2013. b.
MINAYO, M. C. de S. et al. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde
Coletiva, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 1103–1112, 2014.
MURDOCH-FLOWERS, J. et al. Understanding how Indigenous culturally-based interventions can
improve participants’ health in Canada. Health Promotion International, [s. l.], p. 1–12, 2017.
200
Disponível em: <https://academic.oup.com/heapro/advance-articleabstract/doi/10.1093/heapro/dax059/4158180>. Acesso em: 8 set. 2018.
MURPHY, S. M. et al. An evaluation of the effectiveness and cost effectiveness of the National
Exercise Referral Scheme in Wales, UK: A randomised controlled trial of a public health policy
initiative. Journal of Epidemiology and Community Health, [s. l.], v. 66, n. 8, p. 745–753, 2012.
NAKAMURA, J.; CSIKSZENTMIHALYI, M. The concept of flow,In: CSIKSZENTMIHALYI,
M. Flow and the Foundations of Positive Psychology: The Collected Works of Mihaly
Csikszentmihalyi. 2014. P.239-263.
NEVES, R. L. de R.; ASSUMPÇÃO, L. O. T. Formação e intervenção profissional em saúde pública:
percepções de profissionais de educação física. Movimento, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 201–212, 2017.
NEWTON, M. et al. The Role of a Caring-Based Intervention in a Physical Activity Setting. The
Urban Review, [s. l.], v. 39, n. 3, 2007. Disponível em:
<https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs11256-007-0065-7.pdf>. Acesso em: 27 jun.
2019.
NUTBEAM, D. Health Promotion Glossary, WHO, 1998. Disponível em:
<http://www.who.int/healthpromotion/about/HPR Glossary 1998.pdf>. Acesso em: 9 out. 2018.
NUTBEAM, D. Advancing health literacy: a global challenge for the 21st century. Health Promotion
International, [s. l.], v. 15, n. 3, p. 183–184, 2000. Disponível em:
<https://academic.oup.com/heapro/article-lookup/doi/10.1093/heapro/15.3.183>
NUTBEAM, D. The evolving concept of health literacy. Social Science and Medicine, [s. l.], v. 67, n.
12, p. 2072–2078, 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.socscimed.2008.09.050>
NUTBEAM, D. Defining and measuring health literacy: What can we learn from literacy studies?
International Journal of Public Health, [s. l.], v. 54, n. 5, p. 303–305, 2009.
NUTBEAM, D. Health education and health promotion revisited. Health Education Journal, [s. l.],
p. 1–5, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0017896918770215>. Acesso em: 8 out. 2018.
OFFICE OF THE UNITED NATIONS HIGH COMMISSIONER FOR REFUGEES. A Communitybased Approach in UNHCR Operations, UNHCR, 2008. Disponível em:
<http://www.unhcr.org/refworld/pdfid/47da54722.pdf>
OJA, P.; TITZE, S. Physical activity recommendations for public health: Development and policy
context. EPMA Journal, [s. l.], v. 2, n. 3, p. 253–259, 2011.
OLIVEIRA, V. J. M. De; MARTINS, I. R.; BRACHT, V. Projetos e práticas em educação para a
saúde na educação física escolar: possibilidades! Revista da Educação Física/UEM, [s. l.], v. 26, n.
2, p. 243, 2015.
OLIVEIRA, R. C.; ANDRADE, D. R. Formação Profissional Em Educação Física Para O Setor Da
Saúde E As Diretrizes Curriculares Nacionais. Pensar a Prática, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 721–733, 2016.
Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42255>
OPRESCU, F.; MCKEAN, M.; BURKETT, B. Exercise Professionals - Could They Be The Forgotten
Public Health Resource In The War Against Obesity? Journal of Sports Medicine & Doping
Studies, [s. l.], v. 02, n. 05, p. 2–3, 2012. Disponível em:
<http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S144024400770066X>
201
PAIVA, A. C. et al. Dimensão Pedagógica Da Educação Física No Âmbito Da Saúde. Pensar a
Prática, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 447–460, 2015.
PALMA, A.; VILAÇA, M. M.; DE ASSIS, M. R. Excertos sobre o sedentarismo. Revista Brasileira
de Ciências do Esporte, [s. l.], v. 36, n. 3, p. 656–662, 2014.
PALMA, A. Educação física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros “modos de olhar”. Revista
Brasileira de Ciências do Esporte, [s. l.], v. 22, n. 2, 2001.
PANG WEN, C.; WU, X. Stressing harms of physical inactivity to promote exercise. The Lancet, [s.
l.], v. 380, p. 192–193, 2012. Disponível em: <http://www.cdc.gov/nccdphp/sgr/>. Acesso em: 2 set.
2019.
PAPATHANASIOU, I. Holistic Nursing Care: Theories and Perspectives. American Journal of
Nursing Science, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 1, 2013.
PASQUIM, H. M. A Saúde Coletiva nos Cursos de Graduação em Educação Física. Saúde e
sociedade, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 193–200, 2010. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v19n1/16.pdf>. Acesso em: 2 maio. 2017.
PATE, R. R.; PRATT, M., BLAIR, S. N., HASKELL, W. L., MACERA, C. A., BOUCHARD, C., ...
& KRISKA, A. Physical activity and public health: a recommendation from the Centers for Disease
Control and Prevention and the American College of Sports Medicine. JAMA, [s. l.], v. 273, n. 5, p.
402–407, 1995.
PAULO, C. M. A formação do profissional de educação física e a perspectiva da saúde pública.
2013. Universidade Federal de São Carlos, 2013.
PAVEY, T. et al. Levels and predictors of exercise referral scheme uptake and adherence: A
systematic review. Journal of Epidemiology and Community Health, [s. l.], v. 66, n. 8, p. 737–744,
2012.
PEDERSEN, M. T. et al. Effect of team sports and resistance training on physical function, quality of
life, and motivation in older adults. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, [s. l.],
v. 27, n. 8, p. 852–864, 2017.
PINQUART, M.; SORENSEN, S. Influences on Loneliness in Older Adults: A Meta-Analysis. Basic
and Applied Social Psychology, [s. l.], v. 23, n. 4, p. 245–266, 2001. Disponível em:
<https://www.tandfonline.com/action/journalInformation?journalCode=hbas20>. Acesso em: 3 jul.
2019.
PINTO, S. C. dos S.; GOMES, I. M.; ALMEIDA, F. Q. Ar Livre : Um Estudo Na Academia Popular
De Santo Antônio Em Vitória-Es. Licere, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 281–300, 2018.
PRADO, A. R.; CARVALHO, Y. M. Formação em educação física: Experiências de integração
ensino-serviço na atenção básica em saúde. Movimento, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 635–646, 2016.
PRAZERES, M. M. V. Capoterapia: a percepção dos idoso com relação à prática da capoterapia
e seus benefícios biopsicossociais. 2017. Universidade Católica de Brasília, [s. l.], 2017.
PÜHSE, U. et al. International approaches to health-oriented physical education: Local health debates
and differing conceptions of health. International Journal of Physical Education, [s. l.], v. 48, n. 3,
p. 4–17, 2011.
QUENNERSTEDT, M. Exploring the relation between physical activity and health - A salutogenic
approach to physical education. Sport, Education and Society, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 267–283, 2008.
202
QUENNERSTEDT, M. Healthying physical education-on the possibility of learning health. Physical
Education and Sport Pedagogy, [s. l.], v. 24, n. 1, p. 1–15, 2019. Disponível em:
<https://www.tandfonline.com/action/journalInformation?journalCode=cpes20>. Acesso em: 6 jun.
2019.
RHODES, R. et al. Physical activity: Health impact, prevalence, correlates and interventions.
Psychology & Health, [s. l.], v. 32, n. 8, p. 942–975, 2017. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.1080/08870446.2017.1325486>. Acesso em: 6 jun. 2019.
RINK, J. Teaching Physical Education for learning. [s.l.] : McGraw-Hill Education, 2009.
RODRIGUES, J. D. et al. Inserção e atuação do profissional de educação física na atenção básica à
saúde: revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 05-
15, 2013.
ROLLER, M. R.; LAVRAKAS, P. J. Applied Qualitative Research Design: A Total Quality
Framework Approach. [s.l.] : Guilford Publications, 2015.
SAGY, S.; ANTONOVSKY, H. The Development of the Sense of Coherence: A Retrospective Study
of Early Life Experiences in the Family. The International Journal of Aging and Human
Development, [s. l.], v. 51, n. 2, p. 155–166, 2000.
SAITO, T.; KAI, I.; TAKIZAWA, A. Effects of a program to prevent social isolation on loneliness,
depression, and subjective well-being of older adults: A randomized trial among older migrants in
Japan. Archives of Gerontology and Geriatrics, [s. l.], v. 55, p. 539–547, 2012. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.1016/j.archger.2012.04.002>. Acesso em: 3 jul. 2019.
SALLIS, J. F. et al. Physical education’s role in public health: Steps forward and backward over 20
years and HOPE for the future. Research Quarterly for Exercise and Sport, [s. l.], v. 83, n. 2, p.
125–135, 2012.
SALLIS, J. F.; MCKENZIE, T. L. Physical education’s role in public health. Research Quarterly for
Exercise and Sport, [s. l.], v. 62, n. 2, p. 124–137, 1991.
SALLIS, R. E. Exercise is medicine and physicians need to prescribe it! British Journal of Sports
Medicine, [s. l.], v. 43, n. 1, p. 3–4, 2009.
SANTANA, M. da S.; CHAVES MAIA, E. M. Atividade Física e Bem-Estar na Velhice. Revista de
Salud Pública, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 225–236, 2009.
SANTIAGO, M. L. E.; PEDROSA, J. I. S.; FERRAZ, A. S. M. A formação em saúde à luz do projeto
pedagógico e das diretrizes curriculares da educação física. Movimento, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 443–457,
2016.
SANTOS, A. L. et al. Educação física e o pet-saúde: uma estratégia complementar na formação para o
sus. SANARE- Revista de Políticas Publicas, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 75–78, 2011.
SANTOS, J. et al. Methodological perspectives in the use of grounded theory in nursing and health
research. Escola Anna Nery, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 1–8, 2016.
SANTOS, S. F. da S. et al. The work of physical education professionals in Family Health Support
Centers (NASF): a national survey. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho
Humano, [s. l.], v. 17, n. 6, p. 693–703, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/1980-
0037.2015v17n6p693>. Acesso em: 30 ago. 2019.
SARVIMÄKI, A.; STENBOCK-HULT, B. The meaning of vulnerability to older persons. Nursing
203
Ethics, [s. l.], v. 23, n. 4, p. 372–383, 2016. Disponível em:
<http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0969733014564908>. Acesso em: 28 jun. 2019.
SCHRÖDER-BUTTERFILL, E.; MARIANTI, R. A framework for understanding old-age
vulnerabilities. Ageing Soc., [s. l.], v. 26, n. 1, p. 9–35, 2006.
SEIPPEL, Ø. The Meanings of Sport: Fun, Health, Beauty or Community? Sport in Society, [s. l.], v.
9, n. 1, p. 51–70, 2006. Disponível em:
<https://www.tandfonline.com/action/journalInformation?journalCode=fcss20>. Acesso em: 30 ago.
2019.
SILVA, A. M.; DAMIANI, I. R. (Org. . Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo
em Educação Física. Florianópolis: Nauemblu Ciência e Arte, 2005.
SILVA, L. H. A formação em educação física para atuação na saúde. 2016. Universidade Estadual
Paulista, [s. l.], 2016. Disponível em:
<https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/139515/silva_lh_dr_rcla.pdf?sequence=6>.
Acesso em: 2 set. 2019.
SKOWRONSKI, M.; FRAGA, A. B. Academia da saúde e os diferentes saberes para atuação do
profissional de educação física. In: WACHS, F.; ALMEIDA, U. R.; BRANDÃO, F. F. de F. (Eds.).
Educação Física e Saúde Coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede
Unida, 2016. p. 223–242.
SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século
XIX. 4th. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SPENCE, J. C.; LEE, R. E. Toward a comprehensive model of physical activity. Psychology of Sport
and Exercise, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 7–24, 2003.
SPINOZA, B. De. Ética. 3. ed. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
STANDAL, O. Phenomenology and Pedagogy in Physical Education. London: Routledge, 2015.
STENHOUSE, L. Case Study and Case Records : Towards a Contemporary History of Education. British Educational Research Journal, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 21–39, 1978.
STENHOUSE, L. Case Study in Educational Research and Evaluation. [s. l.], 1980.
STENHOUSE, L. Using case study in Library research. Social Science Information Studies, [s. l.], v., p. 221–230, 1981.
STENHOUSE, L. The conduct, analysis and reporting of case study in educational research and evaluation. In: MCCORMICK, R. et al. (Eds.). Calling education to account. London: Heinemann Educational Books, 1982. p. 261–273.
STENHOUSE, L. Library access, library use and user education in Academin Sixth Forms: an autobiographical account. In: BURGUESS, R. G. (Ed.). The research process in educational settings: ten case studies. London: Falmer Press, 1984. p. 211–234.
STHAL, H. C. a Formação Profissional Em Saúde Na Interface Com O Sistema Único De Saúde (Sus). [s. l.], p. 122, 2016.
STONE, E. J. et al. Effects of Physical Activity Interventions in Youth: Review and Synthesis. Am J Prev Med, [s. l.], v. 15, n. 4, p. 298–315, 1998. 204
TAMANINI DE ALMEIDA, S. Envelhecimento bem-sucedido e as aprendizagens no esporte competitivo: uma forma de adaptação de atletas que praticam corrida. Revista Brasileira de Geriatria e GerontologiaNTOLOGIA, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 233–239, 2011..
TAYLOR, D. Physical activity is medicine for older adults. Postgraduate Medical Journal, [s. l.], v. 90, p. 26–32, 2014.
TINNING, R. Pedagogy, sport pedagogy, and the field of kinesiology. Quest, [s. l.], v. 60, n. 3, p. 405–424, 2008.
TINNING, R. Pedagogy and Human Movement: theory, practice and research. London:
Routledge, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4324/9780203885499>
TOASSI, R. F. C. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? 1.ed. ed. PortoAlegre: Rede Unida, 2017. v. 06
TROST, S. G. Public health and physical education. In: KIRK, D.; MACDONALD, D.;
O´SULLIVAN, M. (Eds.). The Handbook of Physical Education. London: Sage Publications, 2006.p. 163–187.
UNITED STATES DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Physical Activity
Guidelines for Americans. [s.l: s.n.]. Disponível em: <www.health.gov/paguidelines>. Acesso em:30 out. 2018.
VAN DEN BERGHE, L. et al. Research on self-determination in physical education: Key findings andproposals for future research. Physical Education and Sport Pedagogy, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 97–121,2014.
VARNIER, T.; ALMEIDA, F. Q.; GOMES, I. Uma interpretação dos cuidados corporais a partir dosusuários de um programa da rede pública de saúde na cidade de Vitória/ES. Motrivivência, [s. l.], v.28, n. 47, p. 31–46, 2016.
VERENGUER, R. de C. G. Intervenção profissional em Educação Física : expertise , credencialismo eautonomia. Motriz, Rio Claro, v. 10, n. 2, p. 123–134, 2004.
VINLOVE, A. Learning to teach where you are: preparation for context-responsive teaching inalaska’s teacher certification programs. 2012. University of Alaska Fairbanks, [s. l.], 2012.Disponível em: <http://ankn.uaf.edu/Curriculum/PhD_Projects/AmyVinlove/Vinlove.pdf>. Acessoem: 5 ago. 2019.
WALKER, R. The conduct of educational case studies: ethics, theory and procedures. In:
DOCKRELL, W. B.; HAMILTON, D. F. (Eds.). Rethinking educational research. [s.l.] : Hodder
and Stoughton Educational, 1980. p. 30–63.
WORKMAN, G. J. Seniors learning sports: a qualitative inquiry regarding the meanings in
learning and participating in physical activity. 1996. The Ohio State University, [s. l.], 1996.
Disponível em: <https://search-roquestcom.proxy.mul.missouri.edu/docview/304370221/previewPDF/48F2E28EC13C424DPQ/1?accountid=14576>
WORLD HEALTH ORGANISATION. The Ottawa Charter, WHO, 1986. Disponível em:
<http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/59557/WHO_HPR_HEP_95.1.pdf;jsessionid=9F39F98814BB02BF4861D71D736709AC?sequence=1>. Acesso em: 8 out. 2018.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Active ageing: a policy framework. Geneva. Disponível em:<http://www.who.int/hpr/>. Acesso em: 30 ago. 2019.205
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Age-friendly Cities: A Guide. Geneva: WHO Press,2007. Disponível em: <www.who.int/ageing/enFax:+41>. Acesso em: 14 maio. 2019.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global recommendations on physical activity for health.Geneva: WHO Press, 2010. Disponível em:
<http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44399/9789241599979_eng.pdf;jsessionid=8A571886AE2334039F01371337F79D80?sequence=1>. Acesso em: 30 out. 2018.
YANG, C. H.; CONROY, D. E. Feasibility of an outdoor mindful walking program for reducing negative affect in older adults. Journal of Aging and Physical Activity, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 18–27, 2019.

Acessar Arquivo