Práticas Sociais e Processos Educativos: Conceitos Fundamentais Para Uma Práxis Transformadora
Resumo
O presente ensaio tem como objetivo discutir os conceitos de conscientização, dialogicidade, humanização e libertação, transmodernidade e epistemologias do Sul, a partir dos quais elabora-se neste texto uma reflexão fundada nas obras de Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori e Boaventura de Sousa Santos. O manuscrito apresenta também uma discussão sobre os aportes para a realização de pesquisas ancoradas em epistemologias que evocam uma ciência dialógica, humanizante e libertadora, para além de referências científicas dogmáticas. É necessário que o saber científico, no âmbito de sua atuação, não prescinda do conhecimento popular para se legitimar como instrumento de inversão da ordem estabelecida. Assim, o método científico deve se valer do diálogo verdadeiro e da convivência sistemática entre sujeitos que, na academia e nos coletivos populares, unem-se no propósito de pensar, agir e refletir na construção de um outro mundo possível.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO-OLIVERA, S. S. Exterioridade: o outro como critério. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 47-112.
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível, volume II: convivência, respeito, tolerância. Petrópolis: Vozes, 2006.
DUSSEL, E. Quando la naturaliza jaquea la orgullosa modernidade. In: AGUILAR, Y. E.; RIECHMANN, J.; COCCIA, E.; BERARDI, F.; BOLTON, R. K.; ROY, A.; CASTILLO, A.; SAVATER, F.; VALCÁRCEL, A.; SELEME, F.; DUSSEL, E.; LAZZARATO, M.; KLEIN, N. Capitalismo y pandemia: 16 ensayos publicados entre el 21 de marzo y el 16 de abril de 2020. [S. l.]: Editorial Fisolofia Libre, 2020. p. 87-91.
DUSSEL, E. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 51-73, jan./abr. 2016.
DUSSEL, E. Alguns princípios para uma ética ecológica material de libertação (relações entre a vida na terra e a humanidade). In: PIXLEY, J. (coord.). Por um mundo diferente: alternativas para o mercado global. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 23-35.
FIORI, E. M. Conscientização e educação. In: BRASIL. Ministério da Saúde. II Caderno de educação popular em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 55-72.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005a.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005b.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HEIDEGGER, M. Todos nós... ninguém: um enfoque fenomenológico do social. São Paulo: Moraes, 1981.
OLIVEIRA, M. W.; SILVA, P. B. G.; GONÇALVES JUNIOR, L.; MONTRONE, A. V. G.; JOLY, I. Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014a. p. 29-46.
OLIVEIRA, M. W.; RIBEIRO JUNIOR, D.; SILVA, D. V. C.; SOUSA, F. R.; VASCONCELOS, V. O. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014b. p. 113-141.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 84-130.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Introdução. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 16-27.
SOUSA, F. R.; TEIXEIRA, I. M. C.; ZOTELLI, L. C. G.; PEREIRA, M. J. A.; OLIVEIRA, M. W.; OLIVEIRA, N. S.; OLIVEIRA, P. A. D.; COSTA, R. S.; ALMEIRA, S. F.; SOUZA, T. Z.; VASCONCELOS, V. O. Grupo de pesquisa práticas sociais e processos educativos: pesquisa no campo da luta pela vida digna. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO DO GT EDUCAÇÃO POPULAR/ANPED: PROSPECTIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA(S), 4., 2020. Anais [...]. ANPED, 2020. p. 21-22.
UNA-SUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus: mudança de classificação obriga países a tomarem atitudes preventivas. 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 24 fev. 2022.