Prax-circense: o Que Pode o Corpo nas Atividades Circenses?
Por Elizandra Garcia da Silva (Autor), Adriana Machado Penna (Autor), Ananda Barcelos de Assis (Autor), Marcus Vinícius Machado da Silva (Autor), Victor de Araújo Santos Motta (Autor), Daniel Rabe Gonçalves (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O objetivo desse relato foi sintetizar a experiência no projeto de extensão PRAXCIRCENSE/2018/2019, realizado nos cursos de Licenciatura em Educação Física, em Pedagogia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, da Universidade Federal Fluminense/UFF, e o curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Tal ação de extensão, articulada a disciplinas de graduação e grupos de pesquisa, além de fortalecer o tripé da universidade pública, se justifica pela necessidade de trato pedagógico às atividades circenses. Os embasamentos teóricos e de método estão no campo do materialismo histórico dialético e na pedagogia histórico crítica. O levantamento do estado da arte possibilitou identificar como problemática a escassez de sistematização pedagógica para o ensino das atividades circenses, esforços envidados pelos participantes do Projeto.